Modificações no controle inibitório de indivíduos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade submetidos a ETCC : ensaio clínico, randomizado, duplo-cego, cross over

Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2017.

Main Author: Simione, Renata Moraes
Other Authors: Pratesi, Riccardo
Format: Dissertação
Language: Português
Published: 2018
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31041
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spelling ir-10482-310412019-05-09T21:34:33Z Modificações no controle inibitório de indivíduos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade submetidos a ETCC : ensaio clínico, randomizado, duplo-cego, cross over Simione, Renata Moraes Pratesi, Riccardo Estimulação elétrica Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) Controle inibitório Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2017. A Estimulação Elétrica Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) demonstrou ser uma ferramenta promissora para melhorar o desempenho cognitivo em muitas condições neuropsiquiátricas. O objetivo do nosso trabalho foi descrever as modificações no controle inibitório de indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) após o ETCC. Métodos: 10 indivíduos foram submetidos a avaliação neuropsicológica e foram classificados de acordo com o DSM-V (Diagnóstico e Manual Estatístico de Distúrbios Mentais). Sua capacidade cognitiva também foi avaliada através da realização de todos os testes incluídos na Escala de Inteligência de Adultos Wechsler 3ª Edicação (WAIS, III). Após a avaliação cognitiva, 10 indivíduos foram divididos aleatoriamente, por sorteio, em 2 grupos: grupo experimental (n = 5) e grupo controle (n = 5). As sessões de tratamento de ETCC e estimulação simulada foram aplicadas a cada grupo de acordo com a fase de estudo. O teste STROOP foi realizado antes, durante e após ETCC e estimulação simulada para avaliar o controle inibitório na população estudada. Resultados: observou-se melhora no controle inibitório no grupo experimental durante as sessões de ETCC. Não houve diferença estatisticamente significativa durante as sessões do grupo placebo. Conclusão: nosso estudo demonstrou que o controle inibitório, em indivíduos com TDAH, pode ser melhorado aplicando a ETCC como ferramenta terapêutica. Transcranial Direct-Current Stimulation (tDCS) has been proven to be a promising tool to improve cognitive performance in many neuropsychiatric conditions. The aim of our work was to describe modifications in the inhibitory control of individuals with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) after tDCS. Methods: 10 individuals underwent neuropsychological evaluation and were classified according to DSM-V (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders). Their cognitive ability was also assessed by performing all tests included in Wechsler Adult Intelligence Scale (WAIS, III). After cognitive evaluation, 10 subjects were randomly divided by lot into 2 groups: experimental group (n=5) and Control group (n=5). Treatment sessions of tDCS or sham stimulation were applied to each group according to the phase of study. STROOP test was performed before, during and after tDSC or sham-stimulation sessions to evaluate inhibitory control in the studied population. Results: An improvement in inhibitory control was observed in the experimental group during the TDCS. No significant differences were observed during sham sessions. Conclusion: Our study demonstrated that inhibitory control, in individuals with ADHD, can be improved by applying tDCS as a therapeutic tool. 2018-01-16T17:06:01Z 2018-01-16T17:06:01Z 2018-01-16 2017-12-01 Dissertação SIMIONE, Renata Moraes. Modificações no controle inibitório de indivíduos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade submetidos a ETCC: ensaio clínico, randomizado, duplo-cego, cross over. 2017. 60 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/31041 Português Acesso Aberto A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. application/pdf
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Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
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