Menções sobre a produção acadêmica nas mídias sociais : estudo altmétrico de visibilidade e engajamento público com artigos da Scientometrics

O trabalho centra-se na compreensão de aspectos relacionados a visibilidade e engajamento público com artigos científicos da revista Scientometrics nas mídias sociais. Para tanto, são analisadas menções feitas a estas publicações na web 2.0, a partir da plataforma Altmetric. A análise de objeto dest...

Full description

Main Authors: Barcelos, Janinne, Maricato, João de Melo
Format: Trabalho
Language: Português
Published: 2018
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31538
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: O trabalho centra-se na compreensão de aspectos relacionados a visibilidade e engajamento público com artigos científicos da revista Scientometrics nas mídias sociais. Para tanto, são analisadas menções feitas a estas publicações na web 2.0, a partir da plataforma Altmetric. A análise de objeto deste trabalho está apoiada empiricamente no levantamento de dados feito com técnicas e princípios relacionados aos indicadores altmétricos. Capazes de identificar a quantidade e o tipo de atenção que um produto de pesquisa recebeu, os indicadores altmétricos possibilitaram assinalar o tipo de mídia onde os artigos receberam atenção; as mídias sociais mais utilizadas; a quantidade de postagens em cada mídia, assim como a tipologia dos responsáveis pela primeira postagem sobre o artigo nas redes. O universo desta pesquisa compreende 238 artigos publicados pela revista Scientometrics, entre maio de 2016 e maio de 2017, que tiveram menção em rede social registrada até maio de 2017. Dentre as principais conclusões destacam-se: o Twitter representou mais de 93% do número de menções sobre os artigos da revista Scientometrics; autoria dos primeiros posts é feita, em sua maioria, pelo público geral (85% das postagens), e não pelos próprios autores dos artigos; e, as maiores médias de atenção estão registradas no período entre 81 a 161 dias de exposição nas mídias sociais. Além do instrumental da altmetria para a produção de indicadores, a metodologia lança mão do exame de livros, artigos e críticas elaboradas por especialistas da área, trazendo reflexões sobre novos caminhos para a visibilidade de pesquisadores e seus produtos de pesquisa, mudanças no fluxo da comunicação científica, desafios do engajamento público com a ciência e contribuições para os debates teóricometodológicos do emergente campo da altmetria.