Compreendendo os conceitos de empatia à partir de uma experiência pragmática em Competência em Informação (Coinfo): o Programa Jovens Talentos para a ciência da Universidade de Brasília – UnB

No âmbito da formação em Competência em Informação - CoInfo, além do exercício de aprender a conhecer (quando se adquire instrumentos de compreensão), aprender a fazer (quando se adquire competências para a ação sobre o meio envolvente), aprender a viver juntos (cooperação com os outros em todas...

Full description

Main Author: Nunes, Denise Bacellar
Format: Trabalho
Language: Português
Published: Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Murcia, Universidade de Brasília 2018
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33067
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-33067
recordtype dspace
spelling ir-10482-330672018-11-22T13:19:46Z Compreendendo os conceitos de empatia à partir de uma experiência pragmática em Competência em Informação (Coinfo): o Programa Jovens Talentos para a ciência da Universidade de Brasília – UnB Nunes, Denise Bacellar Empatia Competência informacional Aprendizagem No âmbito da formação em Competência em Informação - CoInfo, além do exercício de aprender a conhecer (quando se adquire instrumentos de compreensão), aprender a fazer (quando se adquire competências para a ação sobre o meio envolvente), aprender a viver juntos (cooperação com os outros em todas as atividades humana) e finalmente aprender a ser (conceito principal que integra todos os anteriores), esses desenvolvidos nas obras de Delors, 2003; Dudziak, 2008; Santos, 2018 destacam-se aspectos voltados para a formação integral dos indivíduos, preparando os para os desafios do uso da informação em redes, na lógica hipertextual, e em espaços de múltiplas opções, em termos de formatos e tipologias documentais. Ademais todo o processo engloba em si componentes subjetivos, que atuam como indicadores integrativos entre o formador e o fomanado em Coinfo, esses já conhecidos no processo de Comunicação Extensiva (Simeão, 2003; 2006), e da linguagem animaverbivocovisual (Cuervas-Ceveró; Simeão, 2014). 2018-11-22T13:19:46Z 2018-11-22T13:19:46Z 2018-11 Trabalho NUNES, Denise Bacellar. Compreendendo os conceitos de empatia à partir de uma experiência pragmática em Competência em Informação (Coinfo): o Programa Jovens Talentos para a ciência da Universidade de Brasília – UnB. In: SEMINARIO HISPANO-BRASILEÑO DE INVESTIGACIÓN EN INFORMACIÓN, DOCUMENTACIÓN Y SOCIEDAD, 7., 2018, Madrid; Murcia. Anais eletrônicos [...]. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Murcia, Universidade de Brasília, 2018. Disponível em: <http://seminariohispano-brasileiro.org.es/ocs/index.php/viishb/viishbucm/paper/viewFile/306/29>. Acesso em: 22 nov. 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33067 Português Acesso Aberto VII Seminario Hispano-Brasileño de Investigación en Información, Documentación y Sociedad - Este trabajo está licenciado bajo la licencia Creative Commons Attribution 3.0. Fonte: http://seminariohispano-brasileiro.org.es/ocs/index.php/viishb/viishbucm/schedConf/presentations. Acesso em: 22 nov. 2018. application/pdf Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Murcia, Universidade de Brasília
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Empatia
Competência informacional
Aprendizagem
spellingShingle Empatia
Competência informacional
Aprendizagem
Nunes, Denise Bacellar
Compreendendo os conceitos de empatia à partir de uma experiência pragmática em Competência em Informação (Coinfo): o Programa Jovens Talentos para a ciência da Universidade de Brasília – UnB
description No âmbito da formação em Competência em Informação - CoInfo, além do exercício de aprender a conhecer (quando se adquire instrumentos de compreensão), aprender a fazer (quando se adquire competências para a ação sobre o meio envolvente), aprender a viver juntos (cooperação com os outros em todas as atividades humana) e finalmente aprender a ser (conceito principal que integra todos os anteriores), esses desenvolvidos nas obras de Delors, 2003; Dudziak, 2008; Santos, 2018 destacam-se aspectos voltados para a formação integral dos indivíduos, preparando os para os desafios do uso da informação em redes, na lógica hipertextual, e em espaços de múltiplas opções, em termos de formatos e tipologias documentais. Ademais todo o processo engloba em si componentes subjetivos, que atuam como indicadores integrativos entre o formador e o fomanado em Coinfo, esses já conhecidos no processo de Comunicação Extensiva (Simeão, 2003; 2006), e da linguagem animaverbivocovisual (Cuervas-Ceveró; Simeão, 2014).
format Trabalho
author Nunes, Denise Bacellar
author_sort Nunes, Denise Bacellar
title Compreendendo os conceitos de empatia à partir de uma experiência pragmática em Competência em Informação (Coinfo): o Programa Jovens Talentos para a ciência da Universidade de Brasília – UnB
title_short Compreendendo os conceitos de empatia à partir de uma experiência pragmática em Competência em Informação (Coinfo): o Programa Jovens Talentos para a ciência da Universidade de Brasília – UnB
title_full Compreendendo os conceitos de empatia à partir de uma experiência pragmática em Competência em Informação (Coinfo): o Programa Jovens Talentos para a ciência da Universidade de Brasília – UnB
title_fullStr Compreendendo os conceitos de empatia à partir de uma experiência pragmática em Competência em Informação (Coinfo): o Programa Jovens Talentos para a ciência da Universidade de Brasília – UnB
title_full_unstemmed Compreendendo os conceitos de empatia à partir de uma experiência pragmática em Competência em Informação (Coinfo): o Programa Jovens Talentos para a ciência da Universidade de Brasília – UnB
title_sort compreendendo os conceitos de empatia à partir de uma experiência pragmática em competência em informação (coinfo): o programa jovens talentos para a ciência da universidade de brasília – unb
publisher Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Murcia, Universidade de Brasília
publishDate 2018
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33067
_version_ 1641988161429045248
score 13.657419