Compreendendo os conceitos de empatia à partir de uma experiência pragmática em Competência em Informação (Coinfo): o Programa Jovens Talentos para a ciência da Universidade de Brasília – UnB
No âmbito da formação em Competência em Informação - CoInfo, além do exercício de aprender a conhecer (quando se adquire instrumentos de compreensão), aprender a fazer (quando se adquire competências para a ação sobre o meio envolvente), aprender a viver juntos (cooperação com os outros em todas...
Main Author: | Nunes, Denise Bacellar |
---|---|
Format: | Trabalho |
Language: | Português |
Published: |
Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Murcia, Universidade de Brasília
2018
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33067 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-10482-33067 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-10482-330672018-11-22T13:19:46Z Compreendendo os conceitos de empatia à partir de uma experiência pragmática em Competência em Informação (Coinfo): o Programa Jovens Talentos para a ciência da Universidade de Brasília – UnB Nunes, Denise Bacellar Empatia Competência informacional Aprendizagem No âmbito da formação em Competência em Informação - CoInfo, além do exercício de aprender a conhecer (quando se adquire instrumentos de compreensão), aprender a fazer (quando se adquire competências para a ação sobre o meio envolvente), aprender a viver juntos (cooperação com os outros em todas as atividades humana) e finalmente aprender a ser (conceito principal que integra todos os anteriores), esses desenvolvidos nas obras de Delors, 2003; Dudziak, 2008; Santos, 2018 destacam-se aspectos voltados para a formação integral dos indivíduos, preparando os para os desafios do uso da informação em redes, na lógica hipertextual, e em espaços de múltiplas opções, em termos de formatos e tipologias documentais. Ademais todo o processo engloba em si componentes subjetivos, que atuam como indicadores integrativos entre o formador e o fomanado em Coinfo, esses já conhecidos no processo de Comunicação Extensiva (Simeão, 2003; 2006), e da linguagem animaverbivocovisual (Cuervas-Ceveró; Simeão, 2014). 2018-11-22T13:19:46Z 2018-11-22T13:19:46Z 2018-11 Trabalho NUNES, Denise Bacellar. Compreendendo os conceitos de empatia à partir de uma experiência pragmática em Competência em Informação (Coinfo): o Programa Jovens Talentos para a ciência da Universidade de Brasília – UnB. In: SEMINARIO HISPANO-BRASILEÑO DE INVESTIGACIÓN EN INFORMACIÓN, DOCUMENTACIÓN Y SOCIEDAD, 7., 2018, Madrid; Murcia. Anais eletrônicos [...]. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Murcia, Universidade de Brasília, 2018. Disponível em: <http://seminariohispano-brasileiro.org.es/ocs/index.php/viishb/viishbucm/paper/viewFile/306/29>. Acesso em: 22 nov. 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33067 Português Acesso Aberto VII Seminario Hispano-Brasileño de Investigación en Información, Documentación y Sociedad - Este trabajo está licenciado bajo la licencia Creative Commons Attribution 3.0. Fonte: http://seminariohispano-brasileiro.org.es/ocs/index.php/viishb/viishbucm/schedConf/presentations. Acesso em: 22 nov. 2018. application/pdf Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Murcia, Universidade de Brasília |
institution |
REPOSITORIO UNB |
collection |
REPOSITORIO UNB |
language |
Português |
topic |
Empatia Competência informacional Aprendizagem |
spellingShingle |
Empatia Competência informacional Aprendizagem Nunes, Denise Bacellar Compreendendo os conceitos de empatia à partir de uma experiência pragmática em Competência em Informação (Coinfo): o Programa Jovens Talentos para a ciência da Universidade de Brasília – UnB |
description |
No âmbito da formação em Competência em Informação - CoInfo, além do exercício de
aprender a conhecer (quando se adquire instrumentos de compreensão), aprender a fazer
(quando se adquire competências para a ação sobre o meio envolvente), aprender a viver juntos
(cooperação com os outros em todas as atividades humana) e finalmente aprender a ser
(conceito principal que integra todos os anteriores), esses desenvolvidos nas obras de Delors,
2003; Dudziak, 2008; Santos, 2018 destacam-se aspectos voltados para a formação integral dos
indivíduos, preparando os para os desafios do uso da informação em redes, na lógica hipertextual,
e em espaços de múltiplas opções, em termos de formatos e tipologias documentais. Ademais todo
o processo engloba em si componentes subjetivos, que atuam como indicadores integrativos entre
o formador e o fomanado em Coinfo, esses já conhecidos no processo de Comunicação Extensiva
(Simeão, 2003; 2006), e da linguagem animaverbivocovisual (Cuervas-Ceveró; Simeão, 2014). |
format |
Trabalho |
author |
Nunes, Denise Bacellar |
author_sort |
Nunes, Denise Bacellar |
title |
Compreendendo os conceitos de empatia à partir de uma experiência pragmática em Competência em Informação (Coinfo): o Programa Jovens Talentos para a ciência da Universidade de Brasília – UnB |
title_short |
Compreendendo os conceitos de empatia à partir de uma experiência pragmática em Competência em Informação (Coinfo): o Programa Jovens Talentos para a ciência da Universidade de Brasília – UnB |
title_full |
Compreendendo os conceitos de empatia à partir de uma experiência pragmática em Competência em Informação (Coinfo): o Programa Jovens Talentos para a ciência da Universidade de Brasília – UnB |
title_fullStr |
Compreendendo os conceitos de empatia à partir de uma experiência pragmática em Competência em Informação (Coinfo): o Programa Jovens Talentos para a ciência da Universidade de Brasília – UnB |
title_full_unstemmed |
Compreendendo os conceitos de empatia à partir de uma experiência pragmática em Competência em Informação (Coinfo): o Programa Jovens Talentos para a ciência da Universidade de Brasília – UnB |
title_sort |
compreendendo os conceitos de empatia à partir de uma experiência pragmática em competência em informação (coinfo): o programa jovens talentos para a ciência da universidade de brasília – unb |
publisher |
Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Murcia, Universidade de Brasília |
publishDate |
2018 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33067 |
_version_ |
1641988161429045248 |
score |
13.657419 |