Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho

Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2018.

Main Author: Sampaio, Nara Saddi de Paiva
Other Authors: Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Format: Dissertação
Language: Português
Published: 2018
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33099
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-33099
recordtype dspace
spelling ir-10482-330992018-11-27T17:59:11Z Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho Sampaio, Nara Saddi de Paiva Borges-Andrade, Jairo Eduardo Estratégias de aprendizagem Aprendizagem informal Desenvolvimento profissional Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2018. Ambientes de trabalho complexos, como os da contemporaneidade, exigem contínua capacitação das pessoas, que pode ser promovida por elas mesmas, se aqueles ambientes são favoráveis. As relações entre desenho do trabalho e desenvolvimento profissional, mediadas por estratégias de aprendizagem informal utilizadas por indivíduos, são o foco principal desse trabalho. A coleta de dados ocorreu em três momentos, no decorrer de seis meses, e envolveu 91 participantes em três empresas da iniciativa privada: um hospital, uma empresa de tecnologia e uma concessionária de veículos. Primeiro foi medida a percepção atual de desenvolvimento profissional. No segundo momento foram avaliadas as dimensões de desenho do trabalho: características da tarefa, do conhecimento e sociais. No terceiro momento, foram mensuradas as estratégias de aprendizagem no trabalho, a percepção evolutiva de desenvolvimento e, outra vez, a percepção atual de desenvolvimento. Os dados coletados foram submetidos a análises de estatística descritiva e correlações de Pearson. Os resultados sugerem que desenhos do trabalho que promovem a autonomia nos métodos utilizados e oferecem feedback relacionam-se positivamente com as estratégias de reflexão ativa e aplicação prática. Além disso, o uso dessas estratégias apresentou correlação negativa com a percepção evolutiva de desenvolvimento profissional. Palavras-chave: Desenho do trabalho, estratégias de aprendizagem, aprendizagem informal, percepção de desenvolvimento profissional. Complex work environments, such as those of contemporaneity, require continuous empowerment of people, which can be promoted by themselves, if those environments are favorable. The relationships between work design and professional development, mediated by informal learning strategies used by individuals, are the main focus of this work. Data collection took place in three moments over the course of six months and involved 91 participants in three privately owned companies: a hospital, a technology company and a vehicle dealership. The current perception of professional development was first measured. In the second moment the dimensions of work design were evaluated: task, knowledge and social characteristics. In the third moment, the learning strategies at work, the evolutionary perception of development and, again, the current perception of development were measured. The collected data were analyzed by descriptive statistics and Pearson correlations. The results suggest that work design that promote autonomy in the methods used and offer feedback are positively related to the strategies of active reflection and practical application. In addition, the use of these strategies had a negative correlation with the evolutionary perception of professional development. 2018-11-27T17:58:15Z 2018-11-27T17:58:15Z 2018-11-27 2018-02-26 Dissertação SAMPAIO, Nara Saddi de Paiva. Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho. 2018. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33099 Português Acesso Aberto A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. application/pdf
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem informal
Desenvolvimento profissional
spellingShingle Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem informal
Desenvolvimento profissional
Sampaio, Nara Saddi de Paiva
Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2018.
author2 Borges-Andrade, Jairo Eduardo
format Dissertação
author Sampaio, Nara Saddi de Paiva
author_sort Sampaio, Nara Saddi de Paiva
title Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho
title_short Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho
title_full Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho
title_fullStr Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho
title_sort desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho
publishDate 2018
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33099
_version_ 1641988163290267648
score 13.657419