O traje de Oyá Igbalé : pressupostos para a pesquisa em arte a partir da indumentária de candomblé musealizada
Este artigo apresenta pressupostos teóricos e metodológicos que circunscrevem a pesquisa em arte desenvolvida a partir do traje ritualístico do Orixá Oyá IgBalé que integra a coleção de indumentária de candomblé do Museu do Traje e do Têxtil, Salvador, Bahia. Partimos do método crítico de Gilda d...
Main Author: | Queiroz, Marijara Souza |
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Format: | Parte de livro ou capítulo de livro |
Language: | Português |
Published: |
FCI-UnB
2018
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Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33200 |
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Summary: |
Este artigo apresenta pressupostos teóricos e metodológicos que
circunscrevem a pesquisa em arte desenvolvida a partir do traje ritualístico do
Orixá Oyá IgBalé que integra a coleção de indumentária de candomblé do Museu do
Traje e do Têxtil, Salvador, Bahia. Partimos do método crítico de Gilda de Mello e Souza
que se associa aos estudos em iconologia de Erwin Panofsky e à sociologia da arte a
partir de Roger Bastide para interpretar as possibilidades de leitura desse objeto nos
diversos contextos em que se insere a partir de sua experiência social. |
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