Entre pontes e muros : tentativas de implantação do correio marítimo entre Portugal e o Brasil na primeira metade do século XVIII

Na primeira metade do século XVIII, surgiram tentativas de se criar uma estrutura logística para o transporte regular de correspondências, fora do regime das frotas, entre Portugal e suas conquistas americanas. Com base em alguns documentos do Conselho Ultramarino Português, este artigo analisa algu...

Full description

Main Author: Salvino, Romulo Valle
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Pós-Graduação em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais 2019
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33500
http://dx.doi.org/10.1590/0104-87752018000100002
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Summary: Na primeira metade do século XVIII, surgiram tentativas de se criar uma estrutura logística para o transporte regular de correspondências, fora do regime das frotas, entre Portugal e suas conquistas americanas. Com base em alguns documentos do Conselho Ultramarino Português, este artigo analisa algumas delas, dentre as quais avulta a de Francisco Peres de Sousa, assistente do correio-mor para o estado do Brasil, ex-professor de música e futuro contratador da pesca de baleias na costa brasileira. Tais projetos, alvos de forte oposição dos homens de negócio da Confraria do Espírito Santo, acabaram por não se concretizar, apesar da defesa veemente de figuras como Alexandre de Gusmão. Neste artigo, argumenta-se que esse malogro, resultado de disputas entre diferentes grupos de homens de negócio de Lisboa, foi consequência também de distintas visões sobre a articulação geopolítica e geoeconômica da monarquia ultramarina e de diferentes formas de compreender a relação entre o tempo e a distância. O estudo desses episódios obscuros permite aproximar-se não só de um aspecto negligenciado da história dos sistemas de comunicação escrita, essa tecnologia de domínio da distância, mas de lançar um novo olhar sobre o funcionamento dos "impérios de papel" modernos.