Construção e utilização do mangá para o ensino de magnetismo para a 3ª série do ensino médio

Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.

Main Author: Pinto, Talles Vinícius de Oliveira
Other Authors: Andrade, Vanessa Carvalho de
Format: Dissertação
Language: Português
Published: 2019
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33925
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-33925
recordtype dspace
spelling ir-10482-339252020-04-02T21:23:19Z Construção e utilização do mangá para o ensino de magnetismo para a 3ª série do ensino médio Pinto, Talles Vinícius de Oliveira Andrade, Vanessa Carvalho de Física - estudo e ensino - ensino médio Magnetismo Didática - ensino médio Recursos didáticos Objetos de aprendizagem Práticas pedagógicas Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018. O mangá é uma história em quadrinhos escrita no estilo japonês e lida de trás para frente. Ele chegou ao país na década de 1960 e só a partir de 2000 que se tornou popular, em especial para a classe mais jovem da população Brasileira. No Brasil, o ensino de Física através do Mangá surgiu a partir de 2009, como uma nova proposta de ensino. O mesmo se tornou um instrumento pedagógico que atrai a atenção dos estudantes por abordar conceitos físicos de forma bem humorada e que prende a atenção dos mesmos. O presente trabalho consiste na construção e utilização de um mangá abordando o conteúdo de Magnetismo para a 3º Série do Ensino Médio. Ele foi elaborado através de duas sequências didáticas: (i) a construção do mangá por parte dos alunos e (ii) a aplicação do mesmo para aqueles alunos que não participaram do processo de construção. O objetivo é apresentar uma nova maneira de ensinar Física, em especial o conteúdo de Magnetismo, através de uma forma artístico-cultural, próxima à realidade do adolescente. Por meio deste recurso, os alunos são levados a obter um conhecimento qualitativo acerca do Magnetismo, seguindo uma abordagem histórica. A metodologia utilizada no primeiro momento é pautada na valorização da participação do aluno no processo de ensino-aprendizagem, tendo como princípios norteadores as teorias de Paulo Freire. Desde a construção do roteiro, pesquisa dos tópicos abordados no mangá, confecção e desenho, consideramos sempre o aluno como protagonista de todo o processo. No segundo momento, a metodologia utilizada é norteada pela teoria socio interacionista de Vygotsky, valorizando e utilizando o ambiente para que o aluno construa seu conhecimento em grupo, com participação e a cooperação de todos. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). The manga is a comic strip written for the Japanese style and read backwards. I arrive in the country in the 1960s and only after 2000 became popular, especially for the younger class of the Brazilian population. In Brazil, the teaching of Physics through Manga emerged from 2009, as a new teaching proposal. The same has become a pedagogical tool that attracts students' attention, approaching physical concepts with humor and capturing their attention. The present work consists of the construction and use of the manga addressing the content of Magnetism for the 3rd year of High School. It was elaborated through two didactic sequences: (i) the construction of the manga by the students and (ii) the application of the same to the students who did not participate in the construction process. The goal is to present a new way of teaching Physics, especially the content of Magnetism, through an artistic-cultural form, close to the reality of the adolescent. Through this resource, students are led to obtain a qualitative knowledge of magnetism, following a historical approach. The methodology used in the first moment is based on the valuation of student participation in the teaching-learning process, based on Paulo Freire's theories. From the construction of the script, , researchs of the topics covered in manga, clothing and design, always considering the student as the protagonist of the whole process. In the second moment, the methodology used is guided by Vygotsky 's socio interactionist theory that values and uses the environment so that the student builds his group knowledge with the participation and cooperation of all. 2019-01-31T20:29:54Z 2019-01-31T20:29:54Z 2019-01-31 2018-07-05 Dissertação PINTO, Talles Vinícius de Oliveira. Construção e utilização do mangá para o ensino de magnetismo para a 3ª série do ensino médio. 2018. 162 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33925 Português Acesso Aberto A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. application/pdf
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Física - estudo e ensino - ensino médio
Magnetismo
Didática - ensino médio
Recursos didáticos
Objetos de aprendizagem
Práticas pedagógicas
spellingShingle Física - estudo e ensino - ensino médio
Magnetismo
Didática - ensino médio
Recursos didáticos
Objetos de aprendizagem
Práticas pedagógicas
Pinto, Talles Vinícius de Oliveira
Construção e utilização do mangá para o ensino de magnetismo para a 3ª série do ensino médio
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
author2 Andrade, Vanessa Carvalho de
format Dissertação
author Pinto, Talles Vinícius de Oliveira
author_sort Pinto, Talles Vinícius de Oliveira
title Construção e utilização do mangá para o ensino de magnetismo para a 3ª série do ensino médio
title_short Construção e utilização do mangá para o ensino de magnetismo para a 3ª série do ensino médio
title_full Construção e utilização do mangá para o ensino de magnetismo para a 3ª série do ensino médio
title_fullStr Construção e utilização do mangá para o ensino de magnetismo para a 3ª série do ensino médio
title_full_unstemmed Construção e utilização do mangá para o ensino de magnetismo para a 3ª série do ensino médio
title_sort construção e utilização do mangá para o ensino de magnetismo para a 3ª série do ensino médio
publishDate 2019
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33925
_version_ 1672205440805502976
score 13.657419