Manual do letramento informacional : saber buscar e usar a informação
A obra constitui-se um manual de informações sobre conteúdos de letramento informacional para fundamentar a prática dos educadores e as pesquisas dos estudantes. Um manual é um compêndio de conteúdos de uma disciplina ou área. É um material de consulta, que pode ser lido em sua totalidade ou por p...
Main Author: | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
---|---|
Format: | Livro |
Language: | Português |
Published: |
Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/35957 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-10482-35957 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-10482-359572019-12-12T11:19:59Z Manual do letramento informacional : saber buscar e usar a informação Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias Letramento informacional Aprendizagem Pesquisa Busca da informação Uso da informação A obra constitui-se um manual de informações sobre conteúdos de letramento informacional para fundamentar a prática dos educadores e as pesquisas dos estudantes. Um manual é um compêndio de conteúdos de uma disciplina ou área. É um material de consulta, que pode ser lido em sua totalidade ou por partes, de acordo com a necessidade de informação. Aos educadores que usarem a obra para fundamentar as atividades de ensino, cabe ressaltar sobre a necessidade de planejar as aulas e os recursos a serem utilizados no processo. Evidentemente, a sugestão é que o ensino seja realizado de forma reflexiva e contextualizada para que seja o mais significativo possível para os estudantes. A obra se organiza-se por capítulos de acordo com o modelo nuclear de letramento informacional. No primeiro capítulo, explica-se o modelo nuclear e apresenta-se a descrição dos conteúdos de aprendizagem. O segundo capítulo refere-se ao núcleo 1 que congrega os conteúdos sobre necessidade de informação e o problema de pesquisa. O capítulo três apresenta o núcleo 2, referente ao acesso à informação. O quarto capítulo descreve os conteúdos de aprendizagem do núcleo 3, qual seja, o uso da informação de forma legal e ética. O quinto capítulo apresenta o núcleo 4, vinculado à comunicação da informação. Por fim, apresenta-se um template de um projeto de pesquisa com as etapas e elementos descritos para auxiliar os estudantes, que precisam elaborar monografia. 2019-12-12T11:19:59Z 2019-12-12T11:19:59Z 2020 Livro GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Manual do letramento informacional: saber buscar e usar a informação. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2020. 384 p. 978-85-88130-53-1 https://repositorio.unb.br/handle/10482/35957 Português Acesso Aberto Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela Professora Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, em 11 de dezembro de 2019, para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. application/pdf Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília |
institution |
REPOSITORIO UNB |
collection |
REPOSITORIO UNB |
language |
Português |
topic |
Letramento informacional Aprendizagem Pesquisa Busca da informação Uso da informação |
spellingShingle |
Letramento informacional Aprendizagem Pesquisa Busca da informação Uso da informação Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias Manual do letramento informacional : saber buscar e usar a informação |
description |
A obra constitui-se um manual de informações sobre conteúdos de letramento informacional para fundamentar a
prática dos educadores e as pesquisas dos estudantes. Um manual é um compêndio de conteúdos de uma disciplina ou área.
É um material de consulta, que pode ser lido em sua totalidade ou por partes, de acordo com a necessidade de informação.
Aos educadores que usarem a obra para fundamentar as atividades de ensino, cabe ressaltar sobre a necessidade de
planejar as aulas e os recursos a serem utilizados no processo. Evidentemente, a sugestão é que o ensino seja realizado de
forma reflexiva e contextualizada para que seja o mais significativo possível para os estudantes. A obra se organiza-se por capítulos de acordo com o modelo nuclear de letramento informacional. No primeiro capítulo, explica-se o modelo nuclear e apresenta-se a descrição dos conteúdos de aprendizagem. O segundo capítulo refere-se ao núcleo 1 que congrega os conteúdos sobre necessidade de informação e o problema de pesquisa. O capítulo três apresenta o núcleo 2, referente ao acesso à informação. O quarto capítulo descreve os conteúdos de aprendizagem do núcleo 3, qual seja, o uso da informação de forma legal e ética. O quinto capítulo apresenta o núcleo 4, vinculado à comunicação da informação. Por fim, apresenta-se um template de um projeto de pesquisa com as etapas e elementos descritos para auxiliar os estudantes, que precisam elaborar monografia. |
format |
Livro |
author |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
author_sort |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
title |
Manual do letramento informacional : saber buscar e usar a informação |
title_short |
Manual do letramento informacional : saber buscar e usar a informação |
title_full |
Manual do letramento informacional : saber buscar e usar a informação |
title_fullStr |
Manual do letramento informacional : saber buscar e usar a informação |
title_full_unstemmed |
Manual do letramento informacional : saber buscar e usar a informação |
title_sort |
manual do letramento informacional : saber buscar e usar a informação |
publisher |
Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/35957 |
_version_ |
1672206147186065408 |
score |
13.657419 |