Personalização de informações em portais corporativos : o caso do SERPRO

Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2005.

Main Author: Vieira, Fernando José Travassos
Other Authors: Amaral, Sueli Angélica do
Format: Dissertação
Language: Português
Published: 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36066
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-36066
recordtype dspace
spelling ir-10482-360662020-10-29T21:10:02Z Personalização de informações em portais corporativos : o caso do SERPRO Vieira, Fernando José Travassos Amaral, Sueli Angélica do Recuperação da informação Portal corporativo Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2005. Os avanços tecnológicos permitem que sejam prestados serviços personalizados, inclusive de modo pró-ativo, quando se trata de informações em bases de dados corporativas. Esta dissertação de mestrado é uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo identificar como as informações sobre os empregados, disponíveis nos sistemas administrativos do SERPRO podem ser utilizadas de modo a permitir a personalização das informações em seu portal corporativo. A pesquisa avalia o portal em si e as ações de gestão do conhecimento em cujo contexto o portal se insere. As técnicas empregadas combinaram a análise documental, a observação direta e as entrevistas, que foram apoiadas por um questionário virtual. O survey assim constituído proporcionou uma amostra não probabilística formada por 1.461 respostas. A análise dos dados coletados mostra que o portal corporativo do SERPRO pode incorporar técnicas mais elaboradas de personalização, de modo a permitir que os dados da Base SERPRO de Conhecimentos sejam recuperados de forma mais relevante, bem como promover a disseminação seletiva de informações por meio do envio de informações de modo pró-ativo, fazendo uso das informações contidas num perfil que deverá ser definido com este fim. Due to advances in technology, personalized services can be provided in a proactive manner conceming information in corporate databases. This thesis is a qualitative research concerning the identification of how employee’s information, available in SERPRO’s administrative systems, can be utilized to allow personalization of information in the corporate portal. In this study the portal is evaluated as well as the information gathered by knowledge management teams. The techniques used in this study combine document analysis, direct observation and interviews supported by an electronic questionnaire. Designed in this way, this survey produced a non-probabilistic sample composed by 1.461 answers with results that can promote new studies in personalization of information. The two major conclusions that were reached based on the analysis of the data are that the current portal can incorporate more complex personalized techniques, in a more relevant way, targeting data can be retrieved from SERPRO’s knowledge base, and it can also promote information selective dissemination of information in a proactive manner, based on a personal profile that should be developed for this purpose. 2020-01-03T19:26:26Z 2020-01-03T19:26:26Z 2020-01-03 2005-04-22 Dissertação VIEIRA, Fernando José Travassos. Personalização de informações em portais corporativos: o caso do SERPRO. 2005. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2005. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36066 Português Acesso restrito application/pdf
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Recuperação da informação
Portal corporativo
spellingShingle Recuperação da informação
Portal corporativo
Vieira, Fernando José Travassos
Personalização de informações em portais corporativos : o caso do SERPRO
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2005.
author2 Amaral, Sueli Angélica do
format Dissertação
author Vieira, Fernando José Travassos
author_sort Vieira, Fernando José Travassos
title Personalização de informações em portais corporativos : o caso do SERPRO
title_short Personalização de informações em portais corporativos : o caso do SERPRO
title_full Personalização de informações em portais corporativos : o caso do SERPRO
title_fullStr Personalização de informações em portais corporativos : o caso do SERPRO
title_full_unstemmed Personalização de informações em portais corporativos : o caso do SERPRO
title_sort personalização de informações em portais corporativos : o caso do serpro
publishDate 2020
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36066
_version_ 1682348237686571008
score 13.657419