A retomada do processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no Brasil
Este trabalho teve por objetivos descrever e analisar as mais recentes iniciativas realizadas, no âmbito da gestão federal, para a implementação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Toma como referencial o ciclo da política pública de Kingdon, descrevendo co...
Main Authors: | Gonçalves, Cláudia Brandão, Pinto, Isabela Cardoso de Matos, França, Tania, Teixeira, Carmen Fontes |
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Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
http://orcid.org/0000-0002-8080-9146 https://repositorio.unb.br/handle/10482/36352 https://doi.org/10.1590/0103-11042019s101 http://orcid.org/0000-0002-7644-9440 http://orcid.org/0000-0002-1636-2909 http://orcid.org/0000-0002-8209-9811 http://orcid.org/0000-0002-8080-9146 |
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Este trabalho teve por objetivos descrever e analisar as mais recentes iniciativas realizadas, no âmbito da gestão federal, para a implementação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Toma como referencial o ciclo da política pública de Kingdon, descrevendo como se deu a inclusão desse tema na agenda governamental, em 2003, e analisa o conteúdo dos documentos que materializam as propostas da Política. Em seguida, concentra-se na descrição e análise do movimento desencadeado em 2017-2018, com a realização de uma série de eventos regionais, dos quais resultaram a identificação das fragilidades enfrentadas nesse processo de implementação da PNEPS, subsidiando um conjunto de propostas, que referenciam as iniciativas desencadeadas, visando à efetiva implementação da PNEPS no âmbito do Sistema Único de Saúde. |
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