Para uma história da protoindustria escolar no Brasil Império: A Fábrica Röhe & Irmãos e seus bancos-carteira (1868-1883)
RESUMO O artigo elabora o conceito de protoindústria escolar para referir-se às primeiras experiências industriais de produção de móveis para a escola no Brasil Imperial. Partindo da hipótese de que esta se situaria entre a produção artesanal e a industrial de objetos escolares, na classificação des...
Main Author: | Anjos, Juarez José Tuchinski dos |
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Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36403 https://doi.org/10.1590/0104-4060.67777 |
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ir-10482-364032020-01-24T10:56:16Z Para uma história da protoindustria escolar no Brasil Império: A Fábrica Röhe & Irmãos e seus bancos-carteira (1868-1883) For a history of school-related protoindustry in the Empire of Brazil: The Röhe & Irmãos Factory and their school-desks (1868-1883) Anjos, Juarez José Tuchinski dos Protoindústria escolar Carteiras Escolares Brasil Século XIX Cultura Material Escolar School-related protoindustry School desks Brazil 19th century School material culture RESUMO O artigo elabora o conceito de protoindústria escolar para referir-se às primeiras experiências industriais de produção de móveis para a escola no Brasil Imperial. Partindo da hipótese de que esta se situaria entre a produção artesanal e a industrial de objetos escolares, na classificação dessas modalidades proposta por Juri Meda (2015) e valendo-se das perspectivas analíticas da micro-história (LEVI, 2009; REVEL, 1996; GINZBURG, 1989; 1991), o objetivo do artigo é verificá-la, numa primeira aproximação, a partir do estudo do caso da Fábrica Röhe & Irmãos e os bancos-carteira por ela fabricados, entre 1868 e 1883, na Corte Imperial. ABSTRACT This article elaborates the concept of school-related protoindustry in order to approach the early industrial experiences of furniture production for schools in the Empire of Brazil. Based on the hypothesis that it would be located between the craft production and the industrial production of school-related objects, in the classification of these modalities proposed by Juri Meda (2015), and using the analytical perspectives of microhistory (LEVI, 2009; REVEL, 1996; GINZBURG, 1989; 1991), this paper aimed at investigating it, in a first approach, based on the case study of the Röhe & Irmãos Factory and the school-desks manufactured by it between 1868 and 1883 in the Imperial Court. 2020-01-24T10:30:41Z 2020-01-24T10:30:41Z 2019 Artigo Anjos, Juarez José Tuchinski dos et al. Para uma história da protoindustria escolar no Brasil Império: A Fábrica Röhe & Irmãos e seus bancos-carteira (1868-1883). Educar em Revista. v. 35, n. 76, p. 71-94, 2019. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400071. Acesso em: 23 janeiro 2020. doi: https://doi.org/10.1590/0104-4060.67777. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36403 https://doi.org/10.1590/0104-4060.67777 pt Acesso Aberto application/pdf Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná |
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RESUMO O artigo elabora o conceito de protoindústria escolar para referir-se às primeiras experiências industriais de produção de móveis para a escola no Brasil Imperial. Partindo da hipótese de que esta se situaria entre a produção artesanal e a industrial de objetos escolares, na classificação dessas modalidades proposta por Juri Meda (2015) e valendo-se das perspectivas analíticas da micro-história (LEVI, 2009; REVEL, 1996; GINZBURG, 1989; 1991), o objetivo do artigo é verificá-la, numa primeira aproximação, a partir do estudo do caso da Fábrica Röhe & Irmãos e os bancos-carteira por ela fabricados, entre 1868 e 1883, na Corte Imperial. |
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