O farmacêutico na atenção primária no Brasil : uma inserção em construção

O objetivo é analisar a inserção do trabalho do farmacêutico na atenção primária no Brasil. Foram realizadas buscas nas bases de dados BVS, SciELO, Lilacs e Medline, no período de 1998 a 2016. Dos 157 artigos encontrados, excluindo-se os duplicados, teses, dissertações e revisões e após leitura inte...

Full description

Main Authors: Barberato, Luana Chaves, Scherer, Magda Duarte dos Anjos, Lacourt, Rayane Maria Campos
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36436
https://doi.org/10.1590/1413-812320182410.30772017
http://orcid.org/0000-0003-1555-1561
http://orcid.org/0000-0002-1465-7949
http://orcid.org/0000-0003-1464-327X
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Summary: O objetivo é analisar a inserção do trabalho do farmacêutico na atenção primária no Brasil. Foram realizadas buscas nas bases de dados BVS, SciELO, Lilacs e Medline, no período de 1998 a 2016. Dos 157 artigos encontrados, excluindo-se os duplicados, teses, dissertações e revisões e após leitura integral, foram incluídos 9 que tratavam do trabalho do farmacêutico e que relatavam experiências, atribuições, potencialidades, dificuldades e desafios para a prática profissional. Os resultados apontam produção incipiente e predomínio de estudos qualitativos a partir de 2007. A inserção na equipe, como espaço de qualificação das ações, é tema central dos estudos, que apontam desafios e dificuldades quanto ao reconhecimento e aceitação das intervenções do farmacêutico. As potencialidades estão no âmbito das ações voltadas para o usuário, as famílias e a equipe, assim como na formação profissional e na difusão dos resultados das ações farmacêuticas. Há predomínio do isolamento do farmacêutico na atenção primária, com perspectivas de fortalecimento da sua integração à equipe, que tem sido impulsionada pelas recentes mudanças institucionais e normativas no cenário nacional. Os pesquisadores focam nas potencialidades para a prática profissional, com o olhar para o futuro em construção.