Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares

Objetivo Verificar a associação entre musicalização infantil e habilidades auditivas de ordenação temporal e localização sonora em pré-escolares de 5 e 6 anos. Métodos Participaram do estudo 60 crianças de ambos os sexos, de 5 anos a 6 anos e 11 meses, sendo 30 do grupo com treinamento musical e 30...

Full description

Main Authors: Jesus, Evellyn Silva Azevedo de, Silva, Isabella Monteiro de Castro
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Academia Brasileira de Audiologia 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36686
https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2156
https://orcid.org/0000-0003-2927-7209
https://orcid.org/0000-0002-6125-6785
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-36686
recordtype dspace
spelling ir-10482-366862020-01-30T14:22:39Z Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares Influence of children's music learning on preschoolers' listening skills Jesus, Evellyn Silva Azevedo de Silva, Isabella Monteiro de Castro Audição Criança Percepção auditiva Testes auditivos Música Objetivo Verificar a associação entre musicalização infantil e habilidades auditivas de ordenação temporal e localização sonora em pré-escolares de 5 e 6 anos. Métodos Participaram do estudo 60 crianças de ambos os sexos, de 5 anos a 6 anos e 11 meses, sendo 30 do grupo com treinamento musical e 30 do grupo sem treinamento musical. Os participantes de ambos os grupos foram submetidos à triagem auditiva, avaliação simplificada do processamento auditivo e ao teste Padrão de Frequência, em campo livre. Os desempenhos de cada um dos procedimentos foram tabulados, analisando-se as possíveis correlações e associações entre eles, como variáveis dependentes e variáveis independentes, como grupo, sexo e idade. Resultados O grupo com treinamento musical apresentou média de acertos superior ao grupo sem treinamento musical, nos testes de memória sequencial não verbal e verbal, teste Padrão de Frequência não verbal e verbal. Sujeitos de 5 anos do grupo com treinamento musical obtiveram melhor desempenho, em relação aos sujeitos de 5 anos do grupo sem treinamento musical, acertando mais sequências. No teste de localização sonora, não houve diferença entre a idade e o grupo. Conclusão Pré-escolares de 5 e 6 anos que participavam de musicalização infantil apresentaram melhor desempenho nos testes que avaliaram as habilidades de memória sequencial não verbal e verbal e de ordenação temporal de três sons, quando comparados aos pré-escolares que não participavam de musicalização. Portanto, a musicalização infantil influenciou positivamente as habilidades auditivas de pré-escolares de 5 e 6 anos. Purpose Verify the association between children’s music learning and listening skills of temporal ordering and sound localization in preschoolers from 5 to 6 years old. Methods 60 children of both genders, from 5 to 6 years and 11 months, participated in the study, 30 of the group with music training and the other 30 of the group with no music training. The participants of both groups were submitted to hearing screening, simplified auditory processing assessment and to the Pitch Pattern Sequence. The performance of each of the procedures was tabulated, being analyzed the possible correlations and associations between them, as, for example, dependent and independent variables such as group, gender and age. Results The group with music training presented higher mean of scores than the one with no music training in the verbal and nonverbal sequential memory tests and on the verbal and nonverbal Pitch Pattern Sequence. The 5-year-old children of the group with music training got better results than the 5-year-old ones with no music training, getting right in more sequences. In the sound localization test, there was no difference between ages and groups. Conclusion Preschoolers from 5 to 6 years old who participated in children’s music learning presented better performance in the tests that evaluate the abilities of the verbal and non-verbal sequential memory and of the temporal ordering of three sounds when compared to the preschoolers who did not participate in the music learning. Therefore, the children’s music learning positively influenced the listening skills of preschoolers from 5 to 6 years old. 2020-01-24T10:33:11Z 2020-01-24T10:33:11Z 2019 Artigo JESUS, Evellyn Silva Azevedo de; SILVA, Isabella Monteiro de Castro. Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares. Audiology: Communication Research, v. 24, e2156, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2156. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100324. Acesso em: 23 janeiro 2020. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ JESUS, Evellyn Silva Azevedo de; SILVA, Isabella Monteiro de Castro. Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares.Audiology: Communication Research, São Paulo, v. 24, e2156, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2156. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100324&lng=en&nrm=iso. Acess em: 30 jan. 2020. Epub Oct 10, 2019. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36686 https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2156 https://orcid.org/0000-0003-2927-7209 https://orcid.org/0000-0002-6125-6785 pt Acesso Aberto (CC BY NC) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. application/pdf application/pdf Academia Brasileira de Audiologia
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Audição
Criança
Percepção auditiva
Testes auditivos
Música
spellingShingle Audição
Criança
Percepção auditiva
Testes auditivos
Música
Jesus, Evellyn Silva Azevedo de
Silva, Isabella Monteiro de Castro
Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares
description Objetivo Verificar a associação entre musicalização infantil e habilidades auditivas de ordenação temporal e localização sonora em pré-escolares de 5 e 6 anos. Métodos Participaram do estudo 60 crianças de ambos os sexos, de 5 anos a 6 anos e 11 meses, sendo 30 do grupo com treinamento musical e 30 do grupo sem treinamento musical. Os participantes de ambos os grupos foram submetidos à triagem auditiva, avaliação simplificada do processamento auditivo e ao teste Padrão de Frequência, em campo livre. Os desempenhos de cada um dos procedimentos foram tabulados, analisando-se as possíveis correlações e associações entre eles, como variáveis dependentes e variáveis independentes, como grupo, sexo e idade. Resultados O grupo com treinamento musical apresentou média de acertos superior ao grupo sem treinamento musical, nos testes de memória sequencial não verbal e verbal, teste Padrão de Frequência não verbal e verbal. Sujeitos de 5 anos do grupo com treinamento musical obtiveram melhor desempenho, em relação aos sujeitos de 5 anos do grupo sem treinamento musical, acertando mais sequências. No teste de localização sonora, não houve diferença entre a idade e o grupo. Conclusão Pré-escolares de 5 e 6 anos que participavam de musicalização infantil apresentaram melhor desempenho nos testes que avaliaram as habilidades de memória sequencial não verbal e verbal e de ordenação temporal de três sons, quando comparados aos pré-escolares que não participavam de musicalização. Portanto, a musicalização infantil influenciou positivamente as habilidades auditivas de pré-escolares de 5 e 6 anos.
format Artigo
author Jesus, Evellyn Silva Azevedo de
Silva, Isabella Monteiro de Castro
author_sort Jesus, Evellyn Silva Azevedo de
title Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares
title_short Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares
title_full Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares
title_fullStr Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares
title_full_unstemmed Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares
title_sort influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares
publisher Academia Brasileira de Audiologia
publishDate 2020
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36686
https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2156
https://orcid.org/0000-0003-2927-7209
https://orcid.org/0000-0002-6125-6785
_version_ 1672205687273291776
score 13.657419