Arquitetura e socioeducação : a operação como modificadora do espaço
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2019.
Main Author: | Pinto, Rodrigo Mendes |
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Other Authors: | Abrahão, Júlia Issy |
Format: | Dissertação |
Language: | Português |
Published: |
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36810 |
Tags: |
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ir-10482-368102020-02-05T19:09:03Z Arquitetura e socioeducação : a operação como modificadora do espaço Pinto, Rodrigo Mendes Abrahão, Júlia Issy Política socioeducativa Arquitetura - aspectos sociais Unidade de internação Relação usuário-espaço Ressocialização Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2019. O estudo analisa a relação entre os usuários e o espaço de uma Unidade de Internação a partir das intervenções (geométricas, funcionais e/ou topológicas) realizadas. Buscamos contribuir para a possibilidade de ressocialização dos adolescentes internados e discutir a efetividade dos achados para a política socioeducativa. Para tanto, articulamos a Arquitetura e a Ergonomia, mergulhando na rotina de uma UI e anseios de seus usuários. Sob o lastro da socioeducação, percebemos que as alterações não possuem, como linha central, a melhora no desempenho socioeducativo da edificação. Pelo contrário, na maior parte dos achados, as alterações prejudicaram a capacidade socioeducativa do espaço, eliminando possibilidades ou restringindo o uso. The study analyzes the relationship between users and environment in socioeducational facilities – UI, from the interventions (geometric, functional and / or topological) performed. In this, we articulate the Architecture and the Ergonomics, to penetrate in the routine of a UI and the yearnings of its users. Under the influence of socio-educational public policy, we noticed that the changes do not have, as a central line, the improvement in the socio-educational performance of the building. On the contrary, in most of the findings, the alterations impaired the socio-educational capacity of the space, eliminating possibilities or restricting the use. 2020-02-05T19:09:03Z 2020-02-05T19:09:03Z 2020-02-05 2019-05-24 Dissertação PINTO, Rodrigo Mendes. Arquitetura e socioeducação: a operação como modificadora do espaço. 2019. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36810 Português Acesso Aberto A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. application/pdf |
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REPOSITORIO UNB |
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Política socioeducativa Arquitetura - aspectos sociais Unidade de internação Relação usuário-espaço Ressocialização |
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