Design e educação : contribuições para o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes com altas habilidades/ superdotação

Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019.

Main Author: Pedreira, Bianca Rosendo
Other Authors: Viana, Dianne Magalhães
Format: Tese
Language: Português
Published: 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37039
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-37039
recordtype dspace
spelling ir-10482-370392020-03-03T22:16:20Z Design e educação : contribuições para o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes com altas habilidades/ superdotação Pedreira, Bianca Rosendo Viana, Dianne Magalhães Criatividade (Educação) Superdotação Design Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019. A criatividade, que por muito tempo foi tida como um conceito complexo, vem sendo relacionada às características como a auto expressão e a autoconfiança, porém ela nem sempre é trabalhada em sala de aula. Essa pesquisa tem como objetivo relacionar a criatividade com o design e as altas habilidades/superdotação para compreender melhor os conceitos e desenvolver atividades que estimulem o potencial criativo no ambiente escolar visando trabalhar características associadas à criatividade. Posto isso, e por meio de uma metodologia qualitativa, procedeu-se a observação de uma unidade de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Taguatinga, com a contribuição da equipe dessa unidade. A seguir foi aplicada uma atividade, desenvolvida a partir da síntese das metodologias estudadas, em busca de compreender como essas metodologias podem auxiliar no desenvolvimento pessoal, social e educacional dos alunos. O estudo define três etapas essenciais e observa algumas habilidades relacionadas à criatividade sendo trabalhadas durante os três momentos. Também constata momentos de autorreflexão dos alunos e de compreensão dos próprios processos de aprendizado. Conclui comentando os resultados e destacando a importância de oferecer ao aluno a oportunidade de buscar novos temas e interesses, além do acesso a diferentes formas de aprendizagem. Creativity, which has long been regarded as a complex concept, has been linked to characteristics such as self-expression and self-confidence, but it is not always developed in the classroom. This research aims to relate creativity with design and giftedness to better understand the concepts and develop activities that stimulate the creative potential in the school environment aiming at cultivating characteristics associated with creativity. That said, and through a qualitative methodology, it proceeds to observe a Specialized Educational Care unit in Taguatinga (located in Brasília, Brazil), with the contribution of the team. Then an activity was elaborated from the synthesis of the methodologies studied and applied with the gifted students, in order to understand how these methodologies can help in the personal, social and educational development. The study defines three essential steps and looks at some creativity-related skills being cultivated during the three moments. It also notes moments of students' self-reflection and understanding of their own learning processes. It concludes by commenting on the results and highlighting the importance of offering the student the opportunity to search for new themes and interests, as well as to access different forms of learning. 2020-03-03T22:16:20Z 2020-03-03T22:16:20Z 2020-03-03 2019-07-15 Tese PEDREIRA, Bianca Rosendo. Design e educação: contribuições para o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes com altas habilidades/ superdotação. 2019. 72 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. https://repositorio.unb.br/handle/10482/37039 Português Acesso Aberto A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. application/pdf
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Criatividade (Educação)
Superdotação
Design
spellingShingle Criatividade (Educação)
Superdotação
Design
Pedreira, Bianca Rosendo
Design e educação : contribuições para o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes com altas habilidades/ superdotação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019.
author2 Viana, Dianne Magalhães
format Tese
author Pedreira, Bianca Rosendo
author_sort Pedreira, Bianca Rosendo
title Design e educação : contribuições para o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes com altas habilidades/ superdotação
title_short Design e educação : contribuições para o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes com altas habilidades/ superdotação
title_full Design e educação : contribuições para o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes com altas habilidades/ superdotação
title_fullStr Design e educação : contribuições para o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes com altas habilidades/ superdotação
title_full_unstemmed Design e educação : contribuições para o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes com altas habilidades/ superdotação
title_sort design e educação : contribuições para o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes com altas habilidades/ superdotação
publishDate 2020
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37039
_version_ 1672205920805847040
score 13.657419