Pibid Diversidade : experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF

Este artigo traz a experiência do Pibid Diversidade, da CAPES, na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da Universidade de Brasília, Campus Planaltina – DF, no período de 2014 ao início de 2018, como política pública de fortalecimento à formação inicial docente. Para este trabalho, são utilizad...

Full description

Main Author: Sousa, Rosineide Magalhães de
Format: Artigo
Language: Português
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37050
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-37050
recordtype dspace
spelling ir-10482-370502020-03-05T13:01:40Z Pibid Diversidade : experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF Sousa, Rosineide Magalhães de Educação do campo Professores - formação Letramento Este artigo traz a experiência do Pibid Diversidade, da CAPES, na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da Universidade de Brasília, Campus Planaltina – DF, no período de 2014 ao início de 2018, como política pública de fortalecimento à formação inicial docente. Para este trabalho, são utilizados conhecimentos da área de Educação do Campo e dos Letramentos como prática social, com olhar de uma leitura etnográfica. Tem como contexto principal as escolas de Educação Básica do Campo (da região Centro-Oeste), com ênfase na construção da organização escolar e do trabalho pedagógico para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Com o objetivo de formar educadores para atuarem na Educação Básica em escolas do campo, simultaneamente, contribuiu para a construção coletiva de um projeto de formação de educadores que sirva como referência a políticas de Educação do Campo. O projeto do Pibid Diversidade, para esse curso, tem, ainda, o objetivo primordial de promover os letramentos múltiplos (leitura e escrita dos diferentes conhecimentos e linguagens, associando diferentes áreas do conhecimento em um trabalho multidisciplinar) dos licenciandos e das escolas do campo. O Pibid Diversidade ampliou as possibilidades da formação de qualidade dos futuros docentes, promovendo a inserção deles na escola desde o início da licenciatura, possibilitando uma experiência de práxis pedagógica. This article brings the experience of the Pibid Diversidade (Institutional Program of Scholarship for the Introduction to Teaching: Diversity), of CAPES, degree in the rural education (LEdoC) of the University of Brasília, Planaltina Campus – Federal District, in the period from 2014 to the beginning of 2018, as a public politic of reinforcement of the initial teachers education. To this work, we use the knowledge in the Rural Education field and the literacy as a social practice, looking through an ethnographic reading. Brought as a main context, schools of basic education of the countryside (in the Midwest region), with emphasis in the construction of the scholar organization and the pedagogic work to the final years of the elementary school and to the high school. The objective of educating teachers to act in the basic education in rural schools, simultaneously, contributed to the collective construction of a project of teachers education that fits as a reference to rural education politics. The project of Pibid Diversidade, to this course, has had the primordial objective of promoting the multiples literacies (reading and writing of different knowledge and languages, connecting different fields of knowledge in a multidisciplinary work) of the graduating students and the rural schools. The Pibid Diversidade widened the possibilities of education with quality to the future teachers, furthering their insertion in the school since the start of the graduation, making possible an experience of a pedagogic praxis. 2020-03-05T13:01:40Z 2020-03-05T13:01:40Z 2018 Artigo SOUSA, Rosineide Magalhães de. Pibid Diversidade: experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF. Interritórios, v. 4, n. 7, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/238245/30063. Acesso em: 05 mar. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/37050 Português Acesso Aberto (CC BY NC) - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional. application/pdf Universidade Federal de Pernambuco
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Educação do campo
Professores - formação
Letramento
spellingShingle Educação do campo
Professores - formação
Letramento
Sousa, Rosineide Magalhães de
Pibid Diversidade : experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF
description Este artigo traz a experiência do Pibid Diversidade, da CAPES, na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da Universidade de Brasília, Campus Planaltina – DF, no período de 2014 ao início de 2018, como política pública de fortalecimento à formação inicial docente. Para este trabalho, são utilizados conhecimentos da área de Educação do Campo e dos Letramentos como prática social, com olhar de uma leitura etnográfica. Tem como contexto principal as escolas de Educação Básica do Campo (da região Centro-Oeste), com ênfase na construção da organização escolar e do trabalho pedagógico para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Com o objetivo de formar educadores para atuarem na Educação Básica em escolas do campo, simultaneamente, contribuiu para a construção coletiva de um projeto de formação de educadores que sirva como referência a políticas de Educação do Campo. O projeto do Pibid Diversidade, para esse curso, tem, ainda, o objetivo primordial de promover os letramentos múltiplos (leitura e escrita dos diferentes conhecimentos e linguagens, associando diferentes áreas do conhecimento em um trabalho multidisciplinar) dos licenciandos e das escolas do campo. O Pibid Diversidade ampliou as possibilidades da formação de qualidade dos futuros docentes, promovendo a inserção deles na escola desde o início da licenciatura, possibilitando uma experiência de práxis pedagógica.
format Artigo
author Sousa, Rosineide Magalhães de
author_sort Sousa, Rosineide Magalhães de
title Pibid Diversidade : experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF
title_short Pibid Diversidade : experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF
title_full Pibid Diversidade : experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF
title_fullStr Pibid Diversidade : experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF
title_full_unstemmed Pibid Diversidade : experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF
title_sort pibid diversidade : experiência fortalecedora na licenciatura em educação do campo da unb – planaltina – df
publisher Universidade Federal de Pernambuco
publishDate 2020
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37050
_version_ 1672206101520580608
score 13.657419