Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa : os anos finais do Ensino Fundamental

Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019.

Main Author: Sarmento, Camila da Silva
Other Authors: Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia
Format: Dissertação
Language: Português
Published: 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37060
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-37060
recordtype dspace
spelling ir-10482-370602020-03-11T16:48:56Z Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa : os anos finais do Ensino Fundamental Sarmento, Camila da Silva Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia Livros didáticos - língua portuguesa Língua portuguesa - estudo e ensino Glossário Lexicologia Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019. Esta pesquisa consistiu na investigação do tratamento dado ao léxico nos livros didáticos de Língua Portuguesa, referentes aos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A partir de estudos linguísticos que focam no léxico (BIDERMAN, 1978; ANTUNES, 2012 e BAGNO, 2007) e que propõem um projeto de estudo lexical adequado ao ensino da língua materna (ILARI, 2017; ANTUNES, 2012; BAGNO, 2007 e ZILLES E FARACO, 2015), buscou-se identificar as atividades voltadas ao vocabulário e observar como eram transmitidas aos estudantes, bem como averiguar a eficiência dos glossários ofertados juntamente aos textos nesses materiais. Num primeiro momento, foi realizada análise quantitativa das atividades lexicais a partir do corpus de duas coleções de livros didáticos (FIGUEIREDO et tal, 2012 e COSTA et tal, 2014), cada uma com quatro volumes. Em seguida, essa primeira análise foi estendida à verificação da qualidade desses exercícios com base nas rubricas de Ilari (2017), no programa de estudo do léxico de Antunes (2012) e no ensino variacional sugerido por Bagno (2007). Os glossários, um caso à parte nos LDs, passaram por averiguação qualitativa na qual se pontuou desde a forma ao conteúdo, norteando-se pelo estudo realizado por Carvalho (2012) juntamente com os referenciais teóricos já citados. Ao final desta pesquisa, ponderações foram feitas acerca das estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas nas atividades lexicais, de quais tipos de rubricas foram mais ou menos empregadas, das relações semânticas por elas desenvolvidas, da relevância das informações constantes nos glossários e se a variação linguística foi ou não contemplada no ensino do léxico pelo livro didático. Esta dissertação, cujo teor voltou-se à aprendizagem dos conteúdos vocabulares ofertada nos LDs, denota a importância de o material didático, que se propõe ao ensino da língua materna, desenvolver amplo e adequado estudo do léxico, tendo em vista a necessidade desse saber linguístico na formação do aluno proficiente na leitura, na escrita, na oralidade e nos conhecimentos da língua, isto é, nos eixos de ensino. This research consisted in the investigation of the treatment given to the lexicon in the textbooks of Portuguese Language, referring to the final years of Elementary School, approved by the National Program of Didactic Book (PNLD). In this paper, we propose a lexical study that is adequate for the teaching of the mother tongue (ILARI, 2017, ANTUNES, 2012, BAGNO, 2007 and ZILLES And FARACO, 2015), we sought to identify vocabulary activities and observe how they were transmitted to students, as well as to ascertain the efficiency of the glossaries offered together with the texts in these materials. Firstly, a quantitative analysis of lexical activities was carried out from the corpus of two collections of textbooks (FIGUEIREDO et al, 2012 and COSTA et al, 2014), each with four volumes. Then, this first analysis was extended to verify the quality of these exercises based on the Ilari (2017), the Antunes lexicon (2012) and the variational teaching suggested by Bagno (2007). The glossaries, a separate case in LDs, underwent a qualitative inquiry in which it was punctuated from its form to its content, guided by the study carried out by Carvalho (2012) together with the theoretical references already mentioned. At the end of this research, we pondered on the teaching and learning strategies used in lexical activities, which types of rubrics were more or less employed, the semantic relations they developed, the relevance of the information contained in the glossaries, and whether linguistic variation was or was not contemplated in the teaching of the lexicon by the textbook. This dissertation, whose content turned to the learning of the vocabulary contents offered in LDs, denotes the importance of the didactic material, which proposes to the teaching of the mother tongue, to develop a broad and adequate study of the lexicon, considering the necessity of this linguistic knowledge in the the student's proficiency in reading, writing, speaking and knowledge of the language, that is, in the teaching areas. 2020-03-11T16:48:56Z 2020-03-11T16:48:56Z 2020-03-11 2019-08-05 Dissertação SARMENTO, Camila da Silva. Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa: os anos finais do Ensino Fundamental. 2019. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. https://repositorio.unb.br/handle/10482/37060 Português Acesso Aberto A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. application/pdf
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Livros didáticos - língua portuguesa
Língua portuguesa - estudo e ensino
Glossário
Lexicologia
spellingShingle Livros didáticos - língua portuguesa
Língua portuguesa - estudo e ensino
Glossário
Lexicologia
Sarmento, Camila da Silva
Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa : os anos finais do Ensino Fundamental
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019.
author2 Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia
format Dissertação
author Sarmento, Camila da Silva
author_sort Sarmento, Camila da Silva
title Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa : os anos finais do Ensino Fundamental
title_short Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa : os anos finais do Ensino Fundamental
title_full Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa : os anos finais do Ensino Fundamental
title_fullStr Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa : os anos finais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa : os anos finais do Ensino Fundamental
title_sort abordagem do léxico em livros didáticos de língua portuguesa : os anos finais do ensino fundamental
publishDate 2020
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37060
_version_ 1672205921027096576
score 13.657419