Abordagem para o ensino de Biologia : introdução ao fenômeno do preparo para o estresse oxidativo em vertebrados

Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.

Main Author: Santos, Cássio Moreira
Other Authors: Campos, Élida Geralda
Format: Dissertação
Language: Português
Published: 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37456
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-37456
recordtype dspace
spelling ir-10482-374562020-04-13T17:04:33Z Abordagem para o ensino de Biologia : introdução ao fenômeno do preparo para o estresse oxidativo em vertebrados Santos, Cássio Moreira Campos, Élida Geralda Lima, Marcelo Hermes Estresse oxidativo Ensino de Biologia Biologia - estudo e ensino Animais vertebrados Ferramentas educacionais Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019. Os animais em seu ambiente natural são muitas vezes submetidos a condições extremas, e algumas espécies se mostram adaptadas para situações de baixa concentração de oxigênio. Quando se analisa a resposta metabólica de algumas espécies expostas a hipóxia, anóxia ou estivação, dentre outras situações extremas, constata-se a produção de antioxidantes em resposta a um possível aumento na concentração de espécies reativas de oxigênio (EROs), como mecanismo de auto preservação. Esse fenômeno de elevada produção de alguns antioxidantes sob condição de oxigênio limitante, foi denominado de Preparo para o Estresse Oxidativo (POS), sendo observado em vários organismos de oito filos diferentes. O presente trabalho teve como objetivo a criação de uma ferramenta pedagógica e o desenvolvimento de uma sequência didática que permita a apresentação da Teoria do POS para os estudantes do Ensino Médio. O processo de ensino está atrelado, entre outros fatores, a escolha adequada da metodologia e das ferramentas didáticas, assim, as possibilidades são inúmeras e bem diversificadas. Como ferramenta efetiva de ensino optamos pela construção de um blog científico sobre os animais vertebrados que realizam o fenômeno do POS e como alternativa para explorar todos os recursos disponíveis no blog, idealizamos uma sequência didática constituída de seis aulas na 1a Série do Ensino Médio. Após a aplicação da sequência didática e tendo o blog como ferramenta principal de pesquisa, percebemos que a utilização do blog associado a uma sequência didática que favoreça o ensino investigativo contribuiu para melhorar o índice de aprendizagem dos estudantes, fato comprovado pela análise dos resultados da avaliação realizada via aplicativo Plickers. A melhoria da qualidade de ensino observada no presente trabalho pode ser atribuída à combinação entre a utilização do blog, a sequência didática e a realização de metodologias de ensino investigativo. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Animals in their natural environment are often subjected to extreme conditions, and some species are adapted to situations of low oxygen concentration. When analyzing the metabolic esponse of some species exposed to hypoxia, anoxia or aestivation, among other extreme situations, we find the production of antioxidants in response to a possible increase in the concentration of reactive oxygen species (ROS) as a mechanism of self preservation. This phenomenon of high production of some antioxidants under limiting oxygen condition was called “Preparation for Oxidative Stress” (POS), and it is observed in several organisms of eight different phyla. The present work had as objective the development of a pedagogical tool and the development of a didactic sequence that will make possible the presentation of the POS Theory to the high school students. The teaching process is linked, among other factors, to the appropriate choice of methodology and teaching tools, thus, the possibilities are numerous and well diversifi d. As an effective teaching tool we chose to build a scientific blog about vertebrate animals that perform the POS phenomenon, and as an alternative to explore all the resources available on the blog, we designed a didactic sequence consisting of six classroom lessons for 10th grade students. After the application of the didactic sequence and using the blog as the student ́s main research tool, we concluded that the use of the blog associated with a didactic sequence that favors the investigative teaching contributed to improve the students learning index, a fact indicated by the analysis of the evaluation results performed via the Plickers app. The improvement of the teaching quality observed in the present work can be attributed to the combination between the use of the blog about the POS theory, the didactic sequence and the accomplishment of investigative teaching methodologies. 2020-04-13T17:04:33Z 2020-04-13T17:04:33Z 2020-04-13 2019-08-29 Dissertação SANTOS, Cássio Moreira. Abordagem para o ensino de Biologia: Introdução ao fenômeno do preparo para o estresse oxidativo em vertebrados, 2019. 121 f. il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. https://repositorio.unb.br/handle/10482/37456 Português Acesso Aberto application/pdf
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Estresse oxidativo
Ensino de Biologia
Biologia - estudo e ensino
Animais vertebrados
Ferramentas educacionais
spellingShingle Estresse oxidativo
Ensino de Biologia
Biologia - estudo e ensino
Animais vertebrados
Ferramentas educacionais
Santos, Cássio Moreira
Abordagem para o ensino de Biologia : introdução ao fenômeno do preparo para o estresse oxidativo em vertebrados
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
author2 Campos, Élida Geralda
format Dissertação
author Santos, Cássio Moreira
author_sort Santos, Cássio Moreira
title Abordagem para o ensino de Biologia : introdução ao fenômeno do preparo para o estresse oxidativo em vertebrados
title_short Abordagem para o ensino de Biologia : introdução ao fenômeno do preparo para o estresse oxidativo em vertebrados
title_full Abordagem para o ensino de Biologia : introdução ao fenômeno do preparo para o estresse oxidativo em vertebrados
title_fullStr Abordagem para o ensino de Biologia : introdução ao fenômeno do preparo para o estresse oxidativo em vertebrados
title_full_unstemmed Abordagem para o ensino de Biologia : introdução ao fenômeno do preparo para o estresse oxidativo em vertebrados
title_sort abordagem para o ensino de biologia : introdução ao fenômeno do preparo para o estresse oxidativo em vertebrados
publishDate 2020
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37456
_version_ 1672206161467670528
score 13.657419