Mídia e educação : relações entre informação, conhecimento e cidadania

Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2004.

Main Author: Batista, Roseli Araújo
Other Authors: Moura, Dione Oliveira
Format: Dissertação
Language: Português
Published: 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37668
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-37668
recordtype dspace
spelling ir-10482-376682020-12-16T17:55:48Z Mídia e educação : relações entre informação, conhecimento e cidadania Batista, Roseli Araújo Moura, Dione Oliveira Ensino e aprendizagem Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) Professores Acesso à informação Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2004. A pesquisa pressupõe a existência de uma relação dialética entre conhecimento, informação e cidadania na interface entre os campos da Comunicação e da Educação. A partir de uma oficina colaborativa com professores de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal, traça-se um perfil caracterizado por quatro categorias, que vão desde um perfil acrítico e sem habilidade para inovar nos processos de ensino-aprendizagem (Perfil A) até o perfil do Educomunicador (Perfil D), aquele que é crítico, tem habilidade para trabalhar com os recursos midiáticos e está preparado para inovar. Dois níveis intermediários são mapeados entre o Perfil A e o D: o Perfil B, em que o educador faz uma leitura crítica desses meios, porém não tem habilidade para utilizá-los de maneira estruturada; e, o Perfil C, em que o professor utiliza os meios criticamente, tem certa habilidade para lidar com as tecnologias midiáticas mas não apresenta habilidade para inovar. O Referencial Teórico propõe e discute a recepção do sujeito, a funcionalidade da notícia jornalística, a notícia como conhecimento e as suas diferenças, a educomunicação, a leitura do mundo, a complexidade do conhecimento, a cidadania e o acesso à informação, o multiculturalismo e a formação continuada dos professores. The research assumes the existence of a dialectic relation among knowledge, information and citizenship in the interface between Communication and Education. From a collaborative workshop with teachers of a public school in Distrito Federal, a profíle is traced showing the 4 categories that vary from a no criticai and without capacity to innovate the teach-leaming process profile (Profíle A) to a “EDUCOMUNICADOR” (Profíle D), the one that is criticai, the one that has abilities to work with the resources from media and is ready to innovate. Two intermediate leveis had been listed between the profiles A and D: Profile B in which the educator does a criticai reading of these ways; however, he doesn’t have abilities to use them in a prearranged way; and, Profile C in which the educator uses the ways critically, and also has abilities to deal with the media technologies but, he doesn’t have any ability to innovate. The theoretical referential suggests and debates the subject reception, the functionality of the jomalistcs news, the news as knowledge and its differences, the EDUCOMUNICATION, the world interpretation, the knowledge complexity, the citizenship and the access to information, the multiculturalism and the continuous process of teacher training. 2020-05-11T15:15:32Z 2020-05-11T15:15:32Z 2020-05-11 2004 Dissertação BATISTA, Roseli Araújo. Mídia e educação: relações entre informação, conhecimento e cidadania. 2004. [235] f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2004. https://repositorio.unb.br/handle/10482/37668 Português Acesso restrito application/pdf
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Ensino e aprendizagem
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Professores
Acesso à informação
spellingShingle Ensino e aprendizagem
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Professores
Acesso à informação
Batista, Roseli Araújo
Mídia e educação : relações entre informação, conhecimento e cidadania
description Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2004.
author2 Moura, Dione Oliveira
format Dissertação
author Batista, Roseli Araújo
author_sort Batista, Roseli Araújo
title Mídia e educação : relações entre informação, conhecimento e cidadania
title_short Mídia e educação : relações entre informação, conhecimento e cidadania
title_full Mídia e educação : relações entre informação, conhecimento e cidadania
title_fullStr Mídia e educação : relações entre informação, conhecimento e cidadania
title_full_unstemmed Mídia e educação : relações entre informação, conhecimento e cidadania
title_sort mídia e educação : relações entre informação, conhecimento e cidadania
publishDate 2020
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37668
_version_ 1686784746869227520
score 13.657419