Ecossistemas de aprendizagem integrativos : um olhar do design sobre a emergência de uma cultura sistêmica, regenerativa e evolutiva na educação

Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019.

Main Author: Maia, Camila Mendes
Other Authors: Mass, Marisa
Format: Dissertação
Language: Português
Published: 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38066
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-38066
recordtype dspace
spelling ir-10482-380662020-06-21T01:43:20Z Ecossistemas de aprendizagem integrativos : um olhar do design sobre a emergência de uma cultura sistêmica, regenerativa e evolutiva na educação Maia, Camila Mendes Mass, Marisa Design Ecossistemas de aprendizagem Pensamento sistêmico Cultura regenerativa Sistemas evolutivos Educação Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019. A escola se apresenta em nossa sociedade como potencial catalisadora de necessárias transformações sociais sistêmicas. No entanto, em oposição à tendência a mudanças disruptivas que podem ser observadas nas mais diversas áreas, as bases fundamentais da educação tradicional encontram-se praticamente imutáveis desde a sua concepção na gênese da revolução industrial. Esta estagnação tem feito da escola uma perpetuadora da mentalidade mecanicista, fragmentada e reducionista que criou e que sustenta muitos dos desafios complexos que enfrentamos na atualidade. Propõem-se o conceito de Cultura Integrativa, inspirado no pensamento sistêmico, na complexidade, na regeneratividade e na ecologia, como ideia organizadora que sintetiza uma visão/ação de mundo mais adaptada às condições, desafios e oportunidades do nosso tempo, e que pode ajudar a orientar o entendimento sobre novas formas de aprendizagem emergentes. A partir de uma abordagem que enxerga os ambientes de educação como ecossistemas de aprendizagem, buscou-se encontrar os padrões de organização, afinados com este paradigma integrativo, que despontam das estruturas de três escolas inovadoras. Por meio da concepção e aplicação de um framework de pesquisa, desenvolvido a partir do cruzamento de princípios integrativos e componentes derivados dos sistemas complexos, os estudos de caso na Kaospilot, Schumacher College e Barefoot College colheram aprendizados sobre como ecossistemas de aprendizagem podem se estruturar com base em um paradigma de educação sistêmico, regenerativo e evolutivo. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). The school presents itself in our society as a potential catalyst for necessary systemic social change. However, in opposition to the tendency for disruptive changes that can be observed in the most diverse areas, the fundamental foundations of traditional education are practically unchanged since its conception in the genesis of the industrial revolution. This stagnation has made the school a perpetuator of the mechanistic, fragmented, reductionist mindset that has created and underpins many of the complex challenges we face today. The concept of Integrative Culture, inspired by systemic thinking, complexity, regenerativity and ecology, is proposed as an organizing idea that synthesizes a world view/action that is more adapted to the conditions, challenges and opportunities of our time, and that can help to build understanding of emerging new forms of learning. From an approach that sees education environments as learning ecosystems, we sought to find the patterns of organization, in tune with this integrative paradigm that emerge from the structures of three innovative schools. Through the application of a research framework developed from the intersection of integrative principles and components derived from complex systems, the case studies at Kaospilot, Schumacher College and Barefoot College have perceived how learning ecosystems can be structured based on a systemic, regenerative and evolutionary paradigm of education 2020-06-21T01:43:19Z 2020-06-21T01:43:19Z 2020-06-20 2019-12-25 Dissertação MAIA, Camila Mendes. Ecossistemas de aprendizagem integrativos: um olhar do design sobre a emergência de uma cultura sistêmica, regenerativa e evolutiva na educação. 2019. 190 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. https://repositorio.unb.br/handle/10482/38066 Português Acesso Aberto A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. application/pdf
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Design
Ecossistemas de aprendizagem
Pensamento sistêmico
Cultura regenerativa
Sistemas evolutivos
Educação
spellingShingle Design
Ecossistemas de aprendizagem
Pensamento sistêmico
Cultura regenerativa
Sistemas evolutivos
Educação
Maia, Camila Mendes
Ecossistemas de aprendizagem integrativos : um olhar do design sobre a emergência de uma cultura sistêmica, regenerativa e evolutiva na educação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019.
author2 Mass, Marisa
format Dissertação
author Maia, Camila Mendes
author_sort Maia, Camila Mendes
title Ecossistemas de aprendizagem integrativos : um olhar do design sobre a emergência de uma cultura sistêmica, regenerativa e evolutiva na educação
title_short Ecossistemas de aprendizagem integrativos : um olhar do design sobre a emergência de uma cultura sistêmica, regenerativa e evolutiva na educação
title_full Ecossistemas de aprendizagem integrativos : um olhar do design sobre a emergência de uma cultura sistêmica, regenerativa e evolutiva na educação
title_fullStr Ecossistemas de aprendizagem integrativos : um olhar do design sobre a emergência de uma cultura sistêmica, regenerativa e evolutiva na educação
title_full_unstemmed Ecossistemas de aprendizagem integrativos : um olhar do design sobre a emergência de uma cultura sistêmica, regenerativa e evolutiva na educação
title_sort ecossistemas de aprendizagem integrativos : um olhar do design sobre a emergência de uma cultura sistêmica, regenerativa e evolutiva na educação
publishDate 2020
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/38066
_version_ 1672205701965938688
score 13.657419