O comportamento ambientalmente responsável dos turistas no TBC : uma perspectiva não-mercadológica

Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2019.

Main Author: Serra, Letícia Salazar
Other Authors: Alfinito, Solange
Format: Dissertação
Language: Português
Published: 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38258
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-38258
recordtype dspace
spelling ir-10482-382582020-06-26T14:22:13Z O comportamento ambientalmente responsável dos turistas no TBC : uma perspectiva não-mercadológica Serra, Letícia Salazar Alfinito, Solange Comportamento do consumidor Turismo Modelos alternativos Turismo comunitário Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2019. O Turismo de Base Comunitária (TBC) não é um segmento turístico, mas um modelo alternativo de desenvolvimento do turismo que reforça o protagonismo das comunidades receptoras. Pesquisas que vislumbram abarcar a perspectiva dos turistas nesses novos modelos representam uma tentativa de preencher uma lacuna na literatura, haja visto que a natureza endógena do TBC contribui para o aprofundamento de investigações sob a perspectiva da oferta. Assim sendo, a presente investigação objetivou compreender o comportamento ambientalmente responsável do turista, acrescentando a visão dos residentes sobre o fenômeno. Para isso, duas etapas foram realizadas: uma direcionada à demanda, enquadrada como levantamento de opinião, de natureza descritiva e abordagem quantitativa, e outra, direcionada à oferta, de abordagem qualitativa, por intermédio de entrevistas semiestruturadas. A coleta se deu entre os meses de maio e julho de 2019. Como principais resultados, verificou-se que os turistas possuem potenciais traços de consciência ambiental, e o comportamento ambientalmente responsável afeta positiva e significativamente o comportamento declarado em viagem desses consumidores. Ademais, os residentes veem o turismo de forma benéfica e mantêm uma boa relação com os visitantes, posicionando-se de forma distinta no mercado. Em suma, os resultados deste estudo fornecem contribuições em diferentes esferas. Sob a égide sócio-política identifica áreas de atenção para as políticas públicas. Gerencialmente, proporciona subsídios para a comercialização do TBC. E, por fim, contribui para a literatura especializada e demais interessados na gestão de um turismo mais responsável ao discutir uma temática carente de maiores aprofundamentos, sob uma perspectiva não-mercadológica. The community-based tourism (CBT) is not a tourist segment, it is an alternative model for tourism enhancement that reinforces the receiving communities as protagonists. Researches that aim to concern about tourist’s perspectives related to these new models represent an attempt to fill a literature gap about this subject, considering that the CBT endogenous nature contributes to intensify the investigations under the offer perspective. Therefore, this research aimed to comprehend the environmentally tourist behavior, adding the residents’ point of view related to this phenomenon. Then, two steps of the same study were made: the first one driven to the demand, classified as opinion survey, characterized as descriptive research with a quantitative approach, and another driven to the offer, with a quality approach, through semi-structured interviews. As main results, it was found that tourists have potential environmental awareness traits, and environmentally responsible behavior that positively and significantly influences the travel behavior of these consumers. In addition, residents see tourism in a beneficial way and maintain a good relationship with visitors, positioning themselves differently in the market. In short, the results of this study provide contributions on many spots. In relation to the socio-political perspective, it identifies areas that deserve public policies attention. About management of destine, it provides subsidies for the CBT commercialization. And, finally, it contributes to the specialized literature and others interested in the management of a more responsible tourism by discussing a theme that needs further study, under a nonmarket perspective. 2020-06-26T14:22:13Z 2020-06-26T14:22:13Z 2020-06-26 2019-12-02 Dissertação SERRA, Letícia Salazar. O comportamento ambientalmente responsável dos turistas no TBC: Uma perspectiva não-mercadológica. 2019. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. https://repositorio.unb.br/handle/10482/38258 Português Acesso Aberto A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. application/pdf
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Comportamento do consumidor
Turismo
Modelos alternativos
Turismo comunitário
spellingShingle Comportamento do consumidor
Turismo
Modelos alternativos
Turismo comunitário
Serra, Letícia Salazar
O comportamento ambientalmente responsável dos turistas no TBC : uma perspectiva não-mercadológica
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2019.
author2 Alfinito, Solange
format Dissertação
author Serra, Letícia Salazar
author_sort Serra, Letícia Salazar
title O comportamento ambientalmente responsável dos turistas no TBC : uma perspectiva não-mercadológica
title_short O comportamento ambientalmente responsável dos turistas no TBC : uma perspectiva não-mercadológica
title_full O comportamento ambientalmente responsável dos turistas no TBC : uma perspectiva não-mercadológica
title_fullStr O comportamento ambientalmente responsável dos turistas no TBC : uma perspectiva não-mercadológica
title_full_unstemmed O comportamento ambientalmente responsável dos turistas no TBC : uma perspectiva não-mercadológica
title_sort o comportamento ambientalmente responsável dos turistas no tbc : uma perspectiva não-mercadológica
publishDate 2020
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/38258
_version_ 1672205704206745600
score 13.657419