A quem posso contar ? As narrativas recepcionadas na Ouvidoria da UnB acerca da temática saúde mental na Instituição

A presente dissertação teve como objetivo geral avaliar as políticas públicas educacionais desenvolvidas na UnB no que se refere à prevenção e promoção de saúde mental no âmbito da sua comunidade interna (servidores e discentes), a partir das narrativas recepcionadas pela Ouvidoria da UnB no perí...

Full description

Main Author: Aguiar, Larissa dos Santos
Other Authors: Souza, Rodrigo Matos de
Format: Dissertação
Language: Português
Published: 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38359
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Summary: A presente dissertação teve como objetivo geral avaliar as políticas públicas educacionais desenvolvidas na UnB no que se refere à prevenção e promoção de saúde mental no âmbito da sua comunidade interna (servidores e discentes), a partir das narrativas recepcionadas pela Ouvidoria da UnB no período de 2011 a 2018. A pesquisa foi do tipo exploratória e contemplou a abordagem qualitativa e dialógica. O trabalho teve como desafio a busca pela compreensão dos relatos falados, silenciados ou silenciosos, provenientes das manifestações acolhidas na Ouvidoria da Universidade de Brasília, as quais tiveram como eixo a saúde mental dos sujeitos atendidos. Ação muito tênue, pois implica apreender uma linguagem muitas vezes contraditória, incoerente e não real ao cotidiano, o que, por vezes, prejudica a sistemática institucional. Foi necessário estar sensível a essas escutatórias, a partir da experiência peculiar do indivíduo à realidade que a UnB oferece a ele, enquanto instituição promotora de participação e controle social mais ativa e menos retórica. Nesta perspectiva, discutiu-se o papel da educação superior, da Universidade de Brasília, das ouvidorias universitárias, focada na Ouvidoria da UnB, enquanto espaço de fala do cidadão. Além disso, conceitua-se a saúde mental e as probabilidades de implementação de ações nessa área como política pública, centrando-a no âmbito dessa Entidade e tendo como referência os setores vinculados na questão. Marcado como um tema ainda pouco discutido na literatura educacional brasileira, especialmente quando situado no âmbito da educação superior e das ouvidorias, revela-se um assunto complexo, visto que, para a Organização Mundial da Saúde, não há uma definição única e/ou oficial do que seja saúde mental, pois esta não consiste em definir e limitar os transtornos mentais existentes, mas apresentar níveis de qualidade de vida emocional e cognitiva do ser humano a partir de suas próprias vivências. A partir desse explanação, foi analisado o banco de dados desse setor de escutatória, contendo 8.357 manifestações (base empírica primária), e executadas entrevistas semiestruturadas com os seguintes gestores: Magnífica Reitora, Decano de Assuntos Comunitários, Ouvidora, Diretor da DSQVT e Diretora da DASU, acrescida da revisão bibliográfica e de análise documental, que contempla o anuário estatístico, leis, estatutos, regimentos, resoluções, atos, atas e instruções normativas pertinentes ao tema. Em seguida, são apresentadas narrativas que consubstanciam o tema, mediante o olhar do sujeito e a percepção desses gestores. Por sua vez, o desfecho do trabalho explicita, ainda, o aumento considerável no número de manifestações ligadas à temática (1.591%, registrado no ano de 2017). Enfatizam-se, por fim, algumas proposições acerca da questão da saúde mental no contexto da Universidade, no âmbito de sua Ouvidoria.