Quatro cenários para os veículos autônomos no mundo ocidental, 2035
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2019.
Main Author: | Lage, Cíntia Alvim |
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Other Authors: | Nascimento, Elimar Pinheiro do |
Format: | Dissertação |
Language: | Português |
Published: |
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/38474 |
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ir-10482-384742020-06-30T13:25:45Z Quatro cenários para os veículos autônomos no mundo ocidental, 2035 Lage, Cíntia Alvim Nascimento, Elimar Pinheiro do Veículos autônomos Automóveis Inovação tecnológica Desenvolvimento sustentável Inovações tecnológicas Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2019. A aceleração das mudanças de cunho tecnológico tem trazido uma ampla diversidade de desafios com potencial de transformação em toda a humanidade. Certas inovações tecnológicas são consideradas disruptivas por serem capazes de alterar o status quo da sociedade, trazendo grandes mudanças no presente e para o futuro. Os veículos autônomos, veículos que dispensam completa ou parcialmente a necessidade de um condutor, são uma dessas inovações com grande potencial disruptivo. Eles podem trazer benefícios para o meio ambiente e qualidade de vida, mas também geram desafios como a possível perda dos empregos na área. Visualizar a tempo o futuro e as mudanças que eles podem trazer é importante para o planejamento e adaptação da sociedade e os cenários prospectivos, que são conjuntos coerentes e plausíveis de hipóteses, funcionam como ferramenta de preparação. Seguindo a metodologia de cenários, essa dissertação se dedicou a mapear prováveis futuros para os veículos autônomos no mundo ocidental em 2035. Para isso, foi feito um estudo retrospectivo sobre a história dos automóveis e dos veículos autônomos, além da análise dos benefícios e desafios que eles podem gerar. Investigou-se também os atores e variáveis envolvidos em sua evolução e disseminação. Ao final foram gerados quatro cenários futuros que abrangem desde um mundo ocidental com alta adoção de veículos autônomos até um com uso restrito, e suas respectivas consequências. Os quatro cenários possibilitaram apercepção das tendências e barreiras que os veículos autônomos devem encontrar em seu futuro próximo. The acceleration of technological change has brought a wide variety of transformative challenges across humanity. Certain technological innovations are considered disruptive because they are capable of altering the status quo of the society, bringing about major changes for the future. Autonomous vehicles, vehicles that completely or partially do not need a driver, are one of the technologies with a great disruptive potential. They can bring benefits to the environment and quality of life, but they also pose challenges such as the possible loss of jobs in the area. Visualizing the future in time and the changes they can bring is important to society's planning and adaptation, and prospective scenarios, which are coherent sets of assumptions, serve as a preparation. Following the scenario methodology, this dissertation mapped probable futures for autonomous vehicles in the western world in 2035. To this end, a retrospective study on the history of automobiles and autonomous vehicles took place, as well as an analysis of the benefits and challenges that they can generate. The actors and variables involved in its evolution and dissemination were also investigated. In the end, four future scenarios were generated covering both a western world with high adoption of autonomous vehicles and one with low adoption, and the following consequences for each. With the four scenarios, it was possible to understand the trends and barriers that autonomous vehicles can face in the near future. 2020-06-30T13:25:44Z 2020-06-30T13:25:44Z 2019-09-30 Dissertação LAGE, Cíntia Alvim. Quatro Cenários para os Veículos Autônomos no Mundo Ocidental, 2035. 2019. 98 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. https://repositorio.unb.br/handle/10482/38474 Português Acesso Aberto A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. application/pdf |
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