Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral

Considerando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortale...

Full description

Main Authors: Weller, Wivian (org.), Gauche, Ricardo (org.)
Format: Livro
Language: Português
Published: Editora Universidade de Brasília 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39349
https://orcid.org/0000-0003-1450-2004
https://orcid.org/0000-0001-9310-0489
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-39349
recordtype dspace
spelling ir-10482-393492021-01-22T16:49:13Z Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral Weller, Wivian (org.) Gauche, Ricardo (org.) Ensino médio - avaliação Ensino médio - currículos Professores - formação Considerando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida. 2020-08-04T19:56:35Z 2020-08-04T19:56:35Z 2016 Livro WELLER, Wivian; GAUCHE, Ricardo (org.). Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51. Acesso em: 04 ago. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/39349 https://orcid.org/0000-0003-1450-2004 https://orcid.org/0000-0001-9310-0489 Português Acesso Aberto Copyright (c) 2016 Editora Universidade de Brasília - (CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51. Acesso em: 04 ago. 2020. application/pdf Editora Universidade de Brasília
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Ensino médio - avaliação
Ensino médio - currículos
Professores - formação
spellingShingle Ensino médio - avaliação
Ensino médio - currículos
Professores - formação
Weller, Wivian (org.)
Gauche, Ricardo (org.)
Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral
description Considerando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida.
format Livro
author Weller, Wivian (org.)
Gauche, Ricardo (org.)
author_sort Weller, Wivian (org.)
title Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral
title_short Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral
title_full Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral
title_fullStr Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral
title_full_unstemmed Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral
title_sort ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral
publisher Editora Universidade de Brasília
publishDate 2020
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39349
https://orcid.org/0000-0003-1450-2004
https://orcid.org/0000-0001-9310-0489
_version_ 1690679507889946624
score 13.657419