Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral
Considerando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortale...
Main Authors: | Weller, Wivian (org.), Gauche, Ricardo (org.) |
---|---|
Format: | Livro |
Language: | Português |
Published: |
Editora Universidade de Brasília
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39349 https://orcid.org/0000-0003-1450-2004 https://orcid.org/0000-0001-9310-0489 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-10482-39349 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-10482-393492021-01-22T16:49:13Z Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral Weller, Wivian (org.) Gauche, Ricardo (org.) Ensino médio - avaliação Ensino médio - currículos Professores - formação Considerando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida. 2020-08-04T19:56:35Z 2020-08-04T19:56:35Z 2016 Livro WELLER, Wivian; GAUCHE, Ricardo (org.). Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51. Acesso em: 04 ago. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/39349 https://orcid.org/0000-0003-1450-2004 https://orcid.org/0000-0001-9310-0489 Português Acesso Aberto Copyright (c) 2016 Editora Universidade de Brasília - (CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51. Acesso em: 04 ago. 2020. application/pdf Editora Universidade de Brasília |
institution |
REPOSITORIO UNB |
collection |
REPOSITORIO UNB |
language |
Português |
topic |
Ensino médio - avaliação Ensino médio - currículos Professores - formação |
spellingShingle |
Ensino médio - avaliação Ensino médio - currículos Professores - formação Weller, Wivian (org.) Gauche, Ricardo (org.) Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral |
description |
Considerando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida. |
format |
Livro |
author |
Weller, Wivian (org.) Gauche, Ricardo (org.) |
author_sort |
Weller, Wivian (org.) |
title |
Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral |
title_short |
Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral |
title_full |
Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral |
title_fullStr |
Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral |
title_full_unstemmed |
Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral |
title_sort |
ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral |
publisher |
Editora Universidade de Brasília |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39349 https://orcid.org/0000-0003-1450-2004 https://orcid.org/0000-0001-9310-0489 |
_version_ |
1690679507889946624 |
score |
13.657419 |