Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia
"A pandemia da Covid-19 paralisou as atividades presenciais de ensino-aprendizagem em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino no Brasil em 2020. Esta nota técnica busca informar, com dados e ressaltando todas as limitações inerentes a eles, um único aspecto do problema multifacetário qu...
Main Authors: | Nascimento, Paulo Meyer, Ramos, Daniela Lima, Melo, Adriana Almeida Sales de, Castioni, Remi |
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Format: | Relatório |
Language: | Português |
Published: |
Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39779 |
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Summary: |
"A pandemia da Covid-19 paralisou as atividades presenciais de ensino-aprendizagem em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino no Brasil em 2020. Esta nota técnica busca informar, com dados e ressaltando todas as limitações inerentes a eles, um único aspecto do problema multifacetário que afeta as redes de ensino no curso da pandemia da Covid-19, aspecto esse delimitado em três questões: - Quantos estudantes do ensino regular, tanto entre quem está na fase de escolarização obrigatória (pré-escola ao ensino médio) quanto entre quem está no nível superior (graduação e pós-graduação stricto sensu), não têm acesso domiciliar à internet minimamente de qualidade para atividades remotas de ensino-aprendizagem enquanto o retorno às atividades presenciais não for possível ou for severamente limitado? - Em que medida a distribuição de celulares ou de tablets com chips 4G seria uma política efetiva e viável para contornar o problema do não-acesso às tecnologias necessárias às atividades remotas? - Que iniciativas complementares poderiam alcançar quem não conseguiria acesso a atividades remotas de ensino aprendizagem mesmo após a distribuição de celulares ou de tablets com chips 4G?" |
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