Da escola pública à universidade pública : o caminho de democratização do acesso à Universidade de Brasília

O presente estudo versa sobre o acesso à educação superior, mais especificamente à Universidade de Brasília (UnB). Parte do contexto de expansão da educação superior no Brasil, sobretudo quando da implementação de políticas de democratização, dentre as quais se destaca, nesse estudo, a Lei das Cotas...

Full description

Main Authors: Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona, Faria, Natalia Rodrigues, Souza, Kharolinne Miguel de, Silva, Bárbara Beatriz da
Format: Trabalho
Language: Português
Published: Editora IFB 2021
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39932
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Summary: O presente estudo versa sobre o acesso à educação superior, mais especificamente à Universidade de Brasília (UnB). Parte do contexto de expansão da educação superior no Brasil, sobretudo quando da implementação de políticas de democratização, dentre as quais se destaca, nesse estudo, a Lei das Cotas (Lei n. 12.711/2012). Considerando as modalidades de ingresso à UnB, o estudo objetiva analisar a participação de estudantes oriundos de escolas públicas nos Vestibulares de 2013 a 2019. As análises foram feitas por tipo de ingresso, o número de inscritos, a demanda por vaga e a procura por cursos. Os dados demonstraram que os inscritos pelo Sistema de cotas de escola pública cresceram de 27% para 43% dos vestibulandos, no período analisado. Em 2019, o Sistema universal tem maior demanda por vaga (15,94) seguido do Sistema de cotas de escola pública (10,92) e Sistema de Cotas Raciais (8,88). Quanto aos cursos, dos dez com maior demanda por vaga, cinco são comuns a todos os sistemas de ingresso: Medicina, Psicologia, Direito, Medicina veterinária e Odontologia. Além desses, destacam-se no Sistema de Cotas Sociais os cursos de Nutrição e Enfermagem. Concluiu-se que os estudantes oriundos de escola pública têm significativa participação no ingresso à UnB, tanto pelo número de vagas quanto pelo número de inscritos, o que tem reforçado a mudança do perfil do estudante da universidade, a partir da Lei das Cotas. Além disso, concluiu-se que as expectativas de cursos desses estudantes convergem para os demais sistemas, ao mesmo tempo em que priorizam a área de Saúde. Por fim, a participação dos estudantes oriundos de escola pública no Vestibular UnB evidencia a efetivação da Lei das Cotas e a democratização do acesso à universidade.