Comunicação escolar em tempos de pandemia

Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a comunicação escolar durante a pandemia de Covid-19, realizada por um grupo de pesquisadores composto por professores, estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade de Brasília. A pesquisa foi realizada em três escolas de ensino fundam...

Full description

Main Authors: Franco, Yuri Soares, Paulino, Fernando Oliveira, Marra, Milena dos Santos, Coelho, Jairo Faria Guedes, Molina, Fernando
Format: Artigo
Language: Português
Published: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal 2021
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40013
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-40013
recordtype dspace
spelling ir-10482-400132021-02-03T17:27:13Z Comunicação escolar em tempos de pandemia Franco, Yuri Soares Paulino, Fernando Oliveira Marra, Milena dos Santos Coelho, Jairo Faria Guedes Molina, Fernando Comunicação escolar Epidemias Mídias sociais Tecnologia da informação Educação Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a comunicação escolar durante a pandemia de Covid-19, realizada por um grupo de pesquisadores composto por professores, estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade de Brasília. A pesquisa foi realizada em três escolas de ensino fundamental de regiões administrativas situadas na porção norte do Distrito Federal. Foram realizadas entrevistas com professores das escolas da rede pública de ensino básico. Os resultados mostraram que as mídias sociais (Whatsapp, Instagram e Facebook) se tornaram os principais canais de comunicação dentro e fora da escola, sobrepondo-se ao uso de TV, rádio, jornais e outras formas impressas e/ou analógicas. O uso intensivo das mídias sociais ocorre não apenas com o recebimento de informações. Em cada uma das escolas analisadas, existem perfis institucionais e não institucionais no Facebook e Instagram, e alunos e professores criaram grupos com troca de informações via Whatsapp. Com base nessa observação, o grupo de pesquisa analisou como ocorreu a comunicação escolar durante o período da pandemia de Covid-19 no Brasil e em outros pa-íses. Por meio desses resultados, o grupo de pesquisa organizou oficinas com professores, oferecendo deba-tes e capacitação relacionados ao uso de tecnologias da informação e comunicação em ambientes escolares. Como consequência do trabalho realizado, percebeu-se maior efetividade no entendimento conceitual da comunicação e da mobilização social na produção de conteúdos escolares. Concluiu-se pela necessidade de manter as atividades de forma contínua, formando professores, gestores e estudantes em relação à ética, à comunicação, à educação, ao acesso à informação e à mobilização social. 2021-02-03T17:27:13Z 2021-02-03T17:27:13Z 2020-12-05 Artigo FRANCO, Yuri Soares et al. Comunicação escolar em tempos de pandemia. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 4, p. 49-59, dez. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/926. Acesso em: 03 fev. 2021. https://repositorio.unb.br/handle/10482/40013 Português Acesso Aberto Revista Com Censo - 8. Direitos Autorais Autores que desejam publicar nesta revista devem concordar com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Com Censo o direito de primeira publicação. Os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial (CC BY-NC). Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; O conteúdo dos manuscritos é original e não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição complementar da versão do trabalho originalmente publicada neste periódico (ex: como capítulo de livro), desde que seja expressamente reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e o número de citações do trabalho publicado; Autores não terão direito a nenhuma remuneração a título de direito autoral com a publicação na Revista Com Censo. Fonte: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/normas. Acesso em: 03 fev. 2021. application/pdf Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Comunicação escolar
Epidemias
Mídias sociais
Tecnologia da informação
Educação
spellingShingle Comunicação escolar
Epidemias
Mídias sociais
Tecnologia da informação
Educação
Franco, Yuri Soares
Paulino, Fernando Oliveira
Marra, Milena dos Santos
Coelho, Jairo Faria Guedes
Molina, Fernando
Comunicação escolar em tempos de pandemia
description Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a comunicação escolar durante a pandemia de Covid-19, realizada por um grupo de pesquisadores composto por professores, estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade de Brasília. A pesquisa foi realizada em três escolas de ensino fundamental de regiões administrativas situadas na porção norte do Distrito Federal. Foram realizadas entrevistas com professores das escolas da rede pública de ensino básico. Os resultados mostraram que as mídias sociais (Whatsapp, Instagram e Facebook) se tornaram os principais canais de comunicação dentro e fora da escola, sobrepondo-se ao uso de TV, rádio, jornais e outras formas impressas e/ou analógicas. O uso intensivo das mídias sociais ocorre não apenas com o recebimento de informações. Em cada uma das escolas analisadas, existem perfis institucionais e não institucionais no Facebook e Instagram, e alunos e professores criaram grupos com troca de informações via Whatsapp. Com base nessa observação, o grupo de pesquisa analisou como ocorreu a comunicação escolar durante o período da pandemia de Covid-19 no Brasil e em outros pa-íses. Por meio desses resultados, o grupo de pesquisa organizou oficinas com professores, oferecendo deba-tes e capacitação relacionados ao uso de tecnologias da informação e comunicação em ambientes escolares. Como consequência do trabalho realizado, percebeu-se maior efetividade no entendimento conceitual da comunicação e da mobilização social na produção de conteúdos escolares. Concluiu-se pela necessidade de manter as atividades de forma contínua, formando professores, gestores e estudantes em relação à ética, à comunicação, à educação, ao acesso à informação e à mobilização social.
format Artigo
author Franco, Yuri Soares
Paulino, Fernando Oliveira
Marra, Milena dos Santos
Coelho, Jairo Faria Guedes
Molina, Fernando
author_sort Franco, Yuri Soares
title Comunicação escolar em tempos de pandemia
title_short Comunicação escolar em tempos de pandemia
title_full Comunicação escolar em tempos de pandemia
title_fullStr Comunicação escolar em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Comunicação escolar em tempos de pandemia
title_sort comunicação escolar em tempos de pandemia
publisher Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
publishDate 2021
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40013
_version_ 1691423249411342336
score 13.657419