Tecnologias assistivas: um olhar sobre a formação continuada para o Atendimento Educacional Especializado no Distrito Federal : caminhos metodológicos em meio à pandemia
Este trabalho apresenta resultados referentes ao estudo de mestrado, objetivando analisar a formação continuada no curso sobre as Tecnologias Assistivas – TA, realizado pela Subsecretaria de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, do governo do Distrito Federal (EAPE) e sua repercussão na prá...
Main Authors: | Duarte, Patrícia Nazário Feitoza, Souza, Amaralina Miranda de |
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Format: | Artigo |
Language: | Português |
Published: |
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
2021
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40015 |
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Summary: |
Este trabalho apresenta resultados referentes ao estudo de mestrado, objetivando analisar a formação continuada no curso sobre as Tecnologias Assistivas – TA, realizado pela Subsecretaria de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, do governo do Distrito Federal (EAPE) e sua repercussão na prática docente dos egressos. Nesse sentido, foi importante compreender a formação como espaço de constante aprendizado e o Atendimento Educacional Especializado – AEE como apoio ao processo de ensino e aprendizagem no âmbito da educação inclusiva e suas atribuições. O curso ofertado abordou o uso das TA no contexto educacional e, portanto, compreendido como interdisciplinar, pois envolve produ-tos, serviços e técnicas para atender as demandas dos estudantes com deficiência, mobilidade reduzida, sejam temporárias ou não, visando autonomia, qualidade de vida e independência, conforme o Comitê de Ajudas Técnicas – CAT (MEC, 2006). Na abordagem qualitativa trouxe a análise documental. Realizou-se o mapeamento dos egressos, considerando as movimentações de lotação. Ao realizar o grupo focal, em decorrência da pandemia, as etapas programadas para o encontro presencial tomaram novos rumos, sen-do necessários ajustes para preservar a saúde dos envolvidos. Para compreender o olhar dos profissionais sobre essa formação, foram considerados todos os dados obtidos, através recursos online na perspectiva da análise de conteúdo, na adaptação de Franco (2019), como forma de identificar elementos para a compreensão da dimensão da aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso e proposições. As proposições apontam nova estrutura de curso e formação permanente através de espaço para estudo e planejamento de estratégias e materiais em parceria dos Institutos e Universidades. |
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