O ensino do contrabaixo elétrico por meio de aulas centradas no aluno : uma análise com alunos do curso de licenciatura em Música da UnB

Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2020.

Main Author: Medeiros, Jhonata Pereira
Other Authors: Marins, Paulo Roberto Affonso
Format: Dissertação
Language: Português
Published: 2021
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40403
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-40403
recordtype dspace
spelling ir-10482-404032021-03-31T14:35:19Z O ensino do contrabaixo elétrico por meio de aulas centradas no aluno : uma análise com alunos do curso de licenciatura em Música da UnB Medeiros, Jhonata Pereira Marins, Paulo Roberto Affonso Contrabaixo - ensino Aula de música - planejamento Música - instrução e estudo Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2020. O estudo apresentado a seguir trata sobre o ensino do contrabaixo elétrico por meio de aulas centradas no aluno. As análises levantadas se deram com alunos do curso de licenciatura em música da UnB, com o intuito de verificar apontamentos sobre uma aula de contrabaixo elétrico centrada no estudante. Para a realização deste estudo se fez necessário levantar reflexões sobre as possíveis respostas encontradas das entrevistas aos participantes e as ações a cada perfil de aluno selecionado para esse estudo. Para entender o ensino e aprendizagem centrados no discente dentro do contexto da aula de contrabaixo elétrico, se fizeram necessários levantamentos e diálogos referenciando a teoria de Carl Rogers(1969) sobre a abordagem centrada. Por meio de uma pesquisa ação foi possível mapear pontos sobre o universo musical dos alunos no intuito de se construir um diálogo com o ensino do contrabaixo elétrico centrado no aluno. Os pontos abordados neste estudo foram aspectos que emergiram a partir da nossa experiência como estagiário da docência na disciplina de contrabaixo elétrico da UnB por três semestres, em que foram selecionados três estudantes, A, B e C, para participar das aulas individualizadas. No contexto das aulas-diagnóstico, observamos a densidade de se aplicar um ensino como se almejou nos levando a reflexões mais profundas sobre a aula de contrabaixo elétrico, apontando um estreitamento a um ensino centrado no aprendiz, podendo produzir uma aprendizagem centrada nele mediada por um planejamento personalizado. Nessa perspectiva, considerando nosso lócus de pesquisa, podemos dizer que chegamos ao final do nosso estudo observando a importância do ensino de contrabaixo centrado no aluno, resultando em uma aprendizagem conectada ao universo musical dele e um planejamento resultante da escuta, por parte do professor, e personalizado ao universo do aluno, mas não limitado a esse universo, um planejamento que aponte, ao aluno, novos horizontes musicais, lhe permitindo transitar sobre seu universo musical com possibilidade de expansão. The study presented below deals with the teaching of electric bass through student-centered classes. The analysis surveyed took place with students from the music undergraduate course at UnB, in order to check notes on a student-centered electric bass class. In order to carry out this study, it was necessary to raise reflections on the possible answers found in the interviews with the participants and the actions to each profile of student selected for this study. To understand student-centered teaching and learning within the context of the electric bass class, it was necessary to conduct surveys and dialogues referencing Carl Rogers(1969) theory on the centered approach. Through an action research it was possible to map points about the students' musical universe in order to build a dialogue with the teaching of electric bass centered on the student. The points addressed in this study were aspects that emerged from our experience as a teaching intern in the subject of electric double bass at UnB for three semesters, in which three students, A, B and C, were selected to participate in individualized classes. In the context of the diagnostic classes, we observed the density of applying a teaching as desired, leading us to deeper reflections on the electric bass class, pointing out a narrowing to a teaching centered on the learner, being able to produce a learning centered on him mediated by a personalized planning. In this perspective, considering our research locus, we can say that we reached the end of our study observing the importance of student centered bass teaching, resulting in a learning connected to the student's musical. 2021-03-31T14:35:17Z 2021-03-31T14:35:17Z 2021-03-31 2020-09-16 Dissertação MEDEIROS, Jhonata Pereira. O ensino do contrabaixo elétrico por meio de aulas centradas no aluno: uma análise com alunos do curso de licenciatura em Música da UnB. 2020. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/40403 Português Acesso Aberto A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. application/pdf
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Contrabaixo - ensino
Aula de música - planejamento
Música - instrução e estudo
spellingShingle Contrabaixo - ensino
Aula de música - planejamento
Música - instrução e estudo
Medeiros, Jhonata Pereira
O ensino do contrabaixo elétrico por meio de aulas centradas no aluno : uma análise com alunos do curso de licenciatura em Música da UnB
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2020.
author2 Marins, Paulo Roberto Affonso
format Dissertação
author Medeiros, Jhonata Pereira
author_sort Medeiros, Jhonata Pereira
title O ensino do contrabaixo elétrico por meio de aulas centradas no aluno : uma análise com alunos do curso de licenciatura em Música da UnB
title_short O ensino do contrabaixo elétrico por meio de aulas centradas no aluno : uma análise com alunos do curso de licenciatura em Música da UnB
title_full O ensino do contrabaixo elétrico por meio de aulas centradas no aluno : uma análise com alunos do curso de licenciatura em Música da UnB
title_fullStr O ensino do contrabaixo elétrico por meio de aulas centradas no aluno : uma análise com alunos do curso de licenciatura em Música da UnB
title_full_unstemmed O ensino do contrabaixo elétrico por meio de aulas centradas no aluno : uma análise com alunos do curso de licenciatura em Música da UnB
title_sort o ensino do contrabaixo elétrico por meio de aulas centradas no aluno : uma análise com alunos do curso de licenciatura em música da unb
publishDate 2021
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40403
_version_ 1696211049821241344
score 13.657419