Atravessando o mar de barro : corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1 : do barro ao ferro

Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2019.

Main Author: Silva, Lucas Rodrigo dos Santos
Other Authors: Veloso, Jorge das Graças
Format: Dissertação
Language: Português
Published: 2021
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40717
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-40717
recordtype dspace
spelling ir-10482-407172021-04-29T20:37:39Z Atravessando o mar de barro : corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1 : do barro ao ferro Silva, Lucas Rodrigo dos Santos Veloso, Jorge das Graças Etnocenologia Cultura brasileira Identidade cultural Negros - identidade racial Negros - cultura popular Corpo Teatro negro brasileiro Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2019. ATRAVESSANDO O MAR DE BARRO é um registro gráfico de reflexões que foram possíveis antes e a partir da montagem do espetáculo teatral IRANDI- do barro ao ferro, estas reflexões dizem respeito às noções de identidades, cultura brasileira, culturas negro-africanas, numa perspectiva da pós-diáspora, e possibilidades de comunicação sob produção de imagem, neste caso num recorte Teatral. Para tanto com base na Etnocenologia e sua característica transdisciplinar como método para pensar a seara dos acontecimentos Cênicos em sua diversidade, estabelecí comunicações com estudos, reflexões e teorias dos campos da sociologia, da sagracidade em perspectivas ancestrais no continente africano, e na seara das artes cênicas de modo geral. Todos estes diálogos em consonância com questões que foram identificadas a partir da montagem do espetáculo teatral IRANDI - do barro ao ferro, que repensa em sua gênese a produção de teatro a partir do referencial de corpos negros, em constante fricção com a cidade de São Sebastião- DF, refletindo sobre aspectos constituintes de nossas identidades negras alicerçadas em noções ancestrais africanas, sendo estas destacadas na produção do espetáculo teatral em questão, de forma mais intensa à considerar a relação com a ritualidade, o alimento, a palavra e a oralidade, a memória e o território, todos estes propondo abordagens e elementos estéticos para a formulação do espetáculo, coadunando para ampliação das possibilidades de se pensar os Teatros Negros e seus desdobramentos metodológicos, teóricos e ritualísticos para suas produções. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). CROSSING THE SEA OF CLAY is a graphic record of reflections that were possible before and after the theatrical performance IRANDI- do barro ao ferro, these reflections concern the notions of identities, Brazilian culture, black African cultures, from a post-diaspora perspective, and possibilities of communication under image production, in this case in a Theatrical clipping. Therefore, based on ethnocenology and its transdisciplinary characteristic as a method to think the field of Scenic events in their diversity, establishing communications with studies, reflections and theories from the fields of sociology, wit in ancestral perspectives on the African continent, and in the field of performing arts in general. All these dialogues in line with issues that were identified from building of the theatrical performance IRAND- do barro ao ferro, that rethinks in its genesis the production of theater from the reference of black bodies, in constant friction with the city of São Sebastião - DF, reflecting on constituent aspects of our black identities grounded in African ancestral notions, being highlighted in the production of the theatrical show in question more intensely to consider a relationship with rituality, food, word and orality, memory and territory, all of these proposing aesthetic approaches and elements for the formulation of theatrical spectacle, working to expand the possibilities of thinking the Black Theaters and their methodological, theoretical and ritualistic developments for their productions 2021-04-29T20:37:39Z 2021-04-29T20:37:39Z 2021-04-29 2019-11-18 Dissertação SILVA, Lucas Rodrigo dos Santos. Atravessando o mar de barro: corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1: do barro ao ferro. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. https://repositorio.unb.br/handle/10482/40717 Português Acesso Aberto application/pdf
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Etnocenologia
Cultura brasileira
Identidade cultural
Negros - identidade racial
Negros - cultura popular
Corpo
Teatro negro brasileiro
spellingShingle Etnocenologia
Cultura brasileira
Identidade cultural
Negros - identidade racial
Negros - cultura popular
Corpo
Teatro negro brasileiro
Silva, Lucas Rodrigo dos Santos
Atravessando o mar de barro : corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1 : do barro ao ferro
description Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2019.
author2 Veloso, Jorge das Graças
format Dissertação
author Silva, Lucas Rodrigo dos Santos
author_sort Silva, Lucas Rodrigo dos Santos
title Atravessando o mar de barro : corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1 : do barro ao ferro
title_short Atravessando o mar de barro : corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1 : do barro ao ferro
title_full Atravessando o mar de barro : corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1 : do barro ao ferro
title_fullStr Atravessando o mar de barro : corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1 : do barro ao ferro
title_full_unstemmed Atravessando o mar de barro : corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral IRAND1 : do barro ao ferro
title_sort atravessando o mar de barro : corpos negros numa reflexão pós-diáspora a partir do espetáculo teatral irand1 : do barro ao ferro
publishDate 2021
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40717
_version_ 1701480396326174720
score 13.657419