O binômio oficina-escola na Era Vargas : a disputa de duas concepções
O objetivo do presente artigo é elucidar os porquês da criação de um sistema de formação profissional coordenado pelos empresários durante o regime varguista. Para isso, o método de rastreamento das evidência se suas respectivas relações causais foi usado para esclarecer os fatos e os contrafatos da...
Main Authors: | Castioni, Remi, Magalhães, Guilherme Lins de |
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Format: | Artigo |
Language: | Português |
Published: |
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC)
2021
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40843 https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.60234 https://orcid.org/0000-0002-5459-3492 https://orcid.org/0000-0002-0771-8045 |
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Summary: |
O objetivo do presente artigo é elucidar os porquês da criação de um sistema de formação profissional coordenado pelos empresários durante o regime varguista. Para isso, o método de rastreamento das evidência se suas respectivas relações causais foi usado para esclarecer os fatos e os contrafatos da gênese do Senai. Com este, é possível também identificar as conjunturas críticas do período analisado que determinaram o caminho dependente das instituições. Por fim, dois grupos disputaram, através de diferentes concepções, a reforma da formação profissional sob a mesma lógica do binômio oficina-escola. Os vitoriosos foram os da corrente liberal americana sob as ideias do taylorismo. |
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