O binômio oficina-escola na Era Vargas : a disputa de duas concepções

O objetivo do presente artigo é elucidar os porquês da criação de um sistema de formação profissional coordenado pelos empresários durante o regime varguista. Para isso, o método de rastreamento das evidência se suas respectivas relações causais foi usado para esclarecer os fatos e os contrafatos da...

Full description

Main Authors: Castioni, Remi, Magalhães, Guilherme Lins de
Format: Artigo
Language: Português
Published: Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) 2021
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40843
https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.60234
https://orcid.org/0000-0002-5459-3492
https://orcid.org/0000-0002-0771-8045
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: O objetivo do presente artigo é elucidar os porquês da criação de um sistema de formação profissional coordenado pelos empresários durante o regime varguista. Para isso, o método de rastreamento das evidência se suas respectivas relações causais foi usado para esclarecer os fatos e os contrafatos da gênese do Senai. Com este, é possível também identificar as conjunturas críticas do período analisado que determinaram o caminho dependente das instituições. Por fim, dois grupos disputaram, através de diferentes concepções, a reforma da formação profissional sob a mesma lógica do binômio oficina-escola. Os vitoriosos foram os da corrente liberal americana sob as ideias do taylorismo.