Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais

Diante do cenário atual de pandemia do coronavírus (Covid-19) pesquisadores dos mais variados segmentos das ciências têm se mobilizados para compreender a problemática, traçar estratégias de combate e supressão do contágio, bem como atenuar as consequências que, conforme experiência nacional e inter...

Full description

Main Authors: Santos, Paulo Gabriel Franco dos, Costa, Natália Cristine Carlos, Brito, Ariel Lima
Format: Artigo
Language: Português
Published: Instituto de Física - UFRGS 2021
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40930
http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: Diante do cenário atual de pandemia do coronavírus (Covid-19) pesquisadores dos mais variados segmentos das ciências têm se mobilizados para compreender a problemática, traçar estratégias de combate e supressão do contágio, bem como atenuar as consequências que, conforme experiência nacional e internacional, têm afetado drasticamente a vida da sociedade. Como professores, futuros professores e pesquisadores da área de ensino de ciências nos sentimos mobilizados a tratar a problemática a partir do ponto de vista das Questões Sociocientíficas (QSC). Dessa forma, este artigo busca delinear a problemática sob a perspectiva das QSC, definindo os aspectos controversos, e indicar possibilidades para o seu tratamento no âmbito escolar, evidenciando perspectivas formativas e metodológicas, entendendo este como um compromisso político e ético. Em tempos de crise, é fundamental mobilizarmos nossos conhecimentos em prol de seu entendimento, análise, crítica e superação.