Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal
O presente estudo trata-se de uma análise do consumo de água em uma escola pública de Brasília-DF. Para tal, uma metodologia de baixo custo foi desenvolvida, baseada em diferentes técnicas de auditoria hidráulica para quantificar os usos-finais do consumo de água em um estudo de caso na Escola Cl...
Main Authors: | Sant'Anna, Rafaella, Miranda, Robson, César, Larissa, Sant'Ana, Daniel Richard |
---|---|
Format: | Parte de livro ou capítulo de livro |
Language: | Português |
Published: |
Editora Universitária UFPB
2021
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/41275 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-10482-41275 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-10482-412752021-06-23T17:59:13Z Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal Sant'Anna, Rafaella Miranda, Robson César, Larissa Sant'Ana, Daniel Richard Auditoria Indicadores de consumo de água Água - uso Escolas públicas O presente estudo trata-se de uma análise do consumo de água em uma escola pública de Brasília-DF. Para tal, uma metodologia de baixo custo foi desenvolvida, baseada em diferentes técnicas de auditoria hidráulica para quantificar os usos-finais do consumo de água em um estudo de caso na Escola Classe 415 Norte. A metodologia desenvolvida se mostrou eficaz pela baixa discrepância entre o resultado do consumo de água estimado e o consumo de água faturado pela companhia de abastecimento de água. O estudo desagrega os resultados de consumo predial e faz uma análise dos usos-finais do consumo adulto e infantil, da cozinha e das torneiras de jardim, apresentando dados primários em diferentes indicadores para aplicação na avaliação do desempenho de diferentes estratégias conservadoras de água em escolas. This study deals with the analysis of water consumption at a public school in Brasilia-DF. A low cost methodology was developed based on different water auditing techniques to quantify water end-use consumption in a case study at Escola Classe 415 Norte. The methodology developed presented a low discrepancy between the estimated water consumption and the metered water consumption by the water utility company. The article disaggregates water consumption results and analyzes water end-use consumption rates for adults and children, kitchen and external taps, presenting primary data on per capita and area indicators for future applications on the performance of different water conservation strategies for schools. 2021-06-23T17:59:13Z 2021-06-23T17:59:13Z 2013 Parte de livro ou capítulo de livro SANT'ANNA, Rafaella et al. Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal. In: SEABRA, Giovanni (org.). Terra: qualidade de vida, mobilidade e segurança nas cidades. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2013. v. 3, p. 1231-1243. https://repositorio.unb.br/handle/10482/41275 Português Acesso Aberto Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelo editor da obra Terra: qualidade de vida, mobilidade e segurança nas cidades, a disponibilizar, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data, o capítulo a seguir especificado: SANT'ANNA, Rafaella et al. Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal. In: SEABRA, Giovanni (org.). Terra: qualidade de vida, mobilidade e segurança nas cidades. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2013. v. 3, p. 1231-1243. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. application/pdf Editora Universitária UFPB |
institution |
REPOSITORIO UNB |
collection |
REPOSITORIO UNB |
language |
Português |
topic |
Auditoria Indicadores de consumo de água Água - uso Escolas públicas |
spellingShingle |
Auditoria Indicadores de consumo de água Água - uso Escolas públicas Sant'Anna, Rafaella Miranda, Robson César, Larissa Sant'Ana, Daniel Richard Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal |
description |
O presente estudo trata-se de uma análise do consumo de água em uma escola pública de
Brasília-DF. Para tal, uma metodologia de baixo custo foi desenvolvida, baseada em diferentes
técnicas de auditoria hidráulica para quantificar os usos-finais do consumo de água em um estudo
de caso na Escola Classe 415 Norte. A metodologia desenvolvida se mostrou eficaz pela baixa
discrepância entre o resultado do consumo de água estimado e o consumo de água faturado pela
companhia de abastecimento de água. O estudo desagrega os resultados de consumo predial e faz
uma análise dos usos-finais do consumo adulto e infantil, da cozinha e das torneiras de jardim,
apresentando dados primários em diferentes indicadores para aplicação na avaliação do
desempenho de diferentes estratégias conservadoras de água em escolas. |
format |
Parte de livro ou capítulo de livro |
author |
Sant'Anna, Rafaella Miranda, Robson César, Larissa Sant'Ana, Daniel Richard |
author_sort |
Sant'Anna, Rafaella |
title |
Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal |
title_short |
Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal |
title_full |
Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal |
title_fullStr |
Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal |
title_sort |
análise do consumo de água em escola pública do distrito federal |
publisher |
Editora Universitária UFPB |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/41275 |
_version_ |
1710449465705365504 |
score |
13.657419 |