Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal

O presente estudo trata-se de uma análise do consumo de água em uma escola pública de Brasília-DF. Para tal, uma metodologia de baixo custo foi desenvolvida, baseada em diferentes técnicas de auditoria hidráulica para quantificar os usos-finais do consumo de água em um estudo de caso na Escola Cl...

Full description

Main Authors: Sant'Anna, Rafaella, Miranda, Robson, César, Larissa, Sant'Ana, Daniel Richard
Format: Parte de livro ou capítulo de livro
Language: Português
Published: Editora Universitária UFPB 2021
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41275
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-41275
recordtype dspace
spelling ir-10482-412752021-06-23T17:59:13Z Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal Sant'Anna, Rafaella Miranda, Robson César, Larissa Sant'Ana, Daniel Richard Auditoria Indicadores de consumo de água Água - uso Escolas públicas O presente estudo trata-se de uma análise do consumo de água em uma escola pública de Brasília-DF. Para tal, uma metodologia de baixo custo foi desenvolvida, baseada em diferentes técnicas de auditoria hidráulica para quantificar os usos-finais do consumo de água em um estudo de caso na Escola Classe 415 Norte. A metodologia desenvolvida se mostrou eficaz pela baixa discrepância entre o resultado do consumo de água estimado e o consumo de água faturado pela companhia de abastecimento de água. O estudo desagrega os resultados de consumo predial e faz uma análise dos usos-finais do consumo adulto e infantil, da cozinha e das torneiras de jardim, apresentando dados primários em diferentes indicadores para aplicação na avaliação do desempenho de diferentes estratégias conservadoras de água em escolas. This study deals with the analysis of water consumption at a public school in Brasilia-DF. A low cost methodology was developed based on different water auditing techniques to quantify water end-use consumption in a case study at Escola Classe 415 Norte. The methodology developed presented a low discrepancy between the estimated water consumption and the metered water consumption by the water utility company. The article disaggregates water consumption results and analyzes water end-use consumption rates for adults and children, kitchen and external taps, presenting primary data on per capita and area indicators for future applications on the performance of different water conservation strategies for schools. 2021-06-23T17:59:13Z 2021-06-23T17:59:13Z 2013 Parte de livro ou capítulo de livro SANT'ANNA, Rafaella et al. Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal. In: SEABRA, Giovanni (org.). Terra: qualidade de vida, mobilidade e segurança nas cidades. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2013. v. 3, p. 1231-1243. https://repositorio.unb.br/handle/10482/41275 Português Acesso Aberto Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelo editor da obra Terra: qualidade de vida, mobilidade e segurança nas cidades, a disponibilizar, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data, o capítulo a seguir especificado: SANT'ANNA, Rafaella et al. Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal. In: SEABRA, Giovanni (org.). Terra: qualidade de vida, mobilidade e segurança nas cidades. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2013. v. 3, p. 1231-1243. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. application/pdf Editora Universitária UFPB
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Auditoria
Indicadores de consumo de água
Água - uso
Escolas públicas
spellingShingle Auditoria
Indicadores de consumo de água
Água - uso
Escolas públicas
Sant'Anna, Rafaella
Miranda, Robson
César, Larissa
Sant'Ana, Daniel Richard
Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal
description O presente estudo trata-se de uma análise do consumo de água em uma escola pública de Brasília-DF. Para tal, uma metodologia de baixo custo foi desenvolvida, baseada em diferentes técnicas de auditoria hidráulica para quantificar os usos-finais do consumo de água em um estudo de caso na Escola Classe 415 Norte. A metodologia desenvolvida se mostrou eficaz pela baixa discrepância entre o resultado do consumo de água estimado e o consumo de água faturado pela companhia de abastecimento de água. O estudo desagrega os resultados de consumo predial e faz uma análise dos usos-finais do consumo adulto e infantil, da cozinha e das torneiras de jardim, apresentando dados primários em diferentes indicadores para aplicação na avaliação do desempenho de diferentes estratégias conservadoras de água em escolas.
format Parte de livro ou capítulo de livro
author Sant'Anna, Rafaella
Miranda, Robson
César, Larissa
Sant'Ana, Daniel Richard
author_sort Sant'Anna, Rafaella
title Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal
title_short Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal
title_full Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal
title_fullStr Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal
title_full_unstemmed Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal
title_sort análise do consumo de água em escola pública do distrito federal
publisher Editora Universitária UFPB
publishDate 2021
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/41275
_version_ 1710449465705365504
score 13.657419