Análise da demanda do estudo em sustentabilidade e o impacto na vida de profissionais pós REABILITA

A Sustentabilidade é um conceito relativamente novo e o ensino das diretrizes sustentáveis nos currículos acadêmicos de graduação ainda é uma barreira na formação dos arquitetos e urbanistas de todo o Brasil. A necessidade de conhecimentos técnicos acerca da sustentabilidade geroudemand...

Full description

Main Authors: Graff, Paula Adjuto Martins, Góes, Thiago Montenegro
Format: Artigo
Language: Português
Published: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília 2022
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42667
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n30.2021.18
https://orcid.org/0000-0003-4981-071X
https://orcid.org/0000-0002-5745-229X
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: A Sustentabilidade é um conceito relativamente novo e o ensino das diretrizes sustentáveis nos currículos acadêmicos de graduação ainda é uma barreira na formação dos arquitetos e urbanistas de todo o Brasil. A necessidade de conhecimentos técnicos acerca da sustentabilidade geroudemanda por cursos de pós-graduação com ênfase nesta temática. Diante desta problemática surgiu o REABILITA, que além de trabalhar este assunto tão necessáriona atualidade, oferece a metodologia de Ensino a Distância que democratiza o estudo da sustentabilidade incluindoalunos de todo o Brasil e também do exterior. Assim, este trabalho objetiva entender o perfil daqueles que fizeram o curso e quais os impactos em suas vidas profissionais depois do estudo a respeito do tema. Para tanto,foi desenvolvido eaplicado um questionário aos ex-alunos do REABILITA investigando os motivos da demanda, asimpressões acerca do curso, e seu impacto nas atividades e vida dos profissionais. Observou-se, a partir dos relatos, que os ex-alunos melhoraram a prática profissional. Consequentemente, têm melhorado a atuação e ensino da Arquitetura e Urbanismo Sustentáveis.