A contradição exclusão/inclusão na sociedade e na escola
Com o entendimento de que a desigualdade social e a concentração de renda no Brasil vêm se acentuando e assumindo formas cada vez mais perversas de exclusão social, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre o processo de exclusão na sociedade, em geral, e na educação, em particular. Para tan...
Main Authors: | Gracindo, Regina Vinhaes, Marques, Sonirza Correa, Paiva, Olgamir Amância Ferreira de |
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Format: | Artigo |
Language: | Português |
Published: |
2011
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Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9582 |
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Summary: |
Com o entendimento de que a desigualdade social e a concentração de renda no Brasil vêm se acentuando e assumindo formas cada vez mais perversas de exclusão social, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre o processo de exclusão na sociedade, em geral, e na educação, em particular. Para tanto, procurou identificar algumas interpretações dadas ao termo exclusão, identificando-o como uma contradição no movimento histórico do sistema capitalista. Além disso, buscou verificar como essa contradição que se implanta na modernidade, manifesta-se no campo da educação, sobretudo, no final do século XX e início do século XXI. Tal como nas políticas públicas globais do Estado, identificou-se o sentido de exclusão subjacente às políticas de educação, como instrumento de mediação para assegurar a estrutura de classes da sociedade capitalista. Procurando identificar políticas públicas de educação básica que visam à inclusão social, surgem alguns programas voltados para o atendimento à população carente, com o objetivo de inserir e manter essa população no sistema educacional, com destaque ao Programa Bolsa-Escola Federal, que se conforma como uma ação para garantia de renda mínima. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
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