Acesso e uso de tecnologias em teses de dissertações: o caso BDTD
Desenvolver a cultura de tecnologias de acesso e uso da informação no processo de aprendizagem no ambiente acadêmico requer a informação e o conhecimento das bases de dados, elaborar a formulação da busca e entender os resultados da busca. Após a busca inicia-se o processo de interpretação e análise...
Main Authors: | BLATTMANN, Ursula, SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos |
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Format: | Article |
Published: |
XII Congresso da Associação Internacional para a Pesquisa Intercultural (ARIC)
2015
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10085 |
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Summary: |
Desenvolver a cultura de tecnologias de acesso e uso da informação no processo de aprendizagem no ambiente acadêmico requer a informação e o conhecimento das bases de dados, elaborar a formulação da busca e entender os resultados da busca. Após a busca inicia-se o processo de interpretação e análise dos resultados. As bases de dados de teses e dissertações no Brasil contam com a estrutura da biblioteca digital que utiliza o protocolo de acesso aberto, OAI-PMH, possibilita a facilidade de exportar os metadados (registros de autores e dos respectivos documentos) e ampliam a recuperação da informação possibilitando a divulgação do conhecimento científico de forma livre, gratuita, acesso aberto e internacional. Relata a implantação desta tecnologia para as teses e dissertações de instituições de ensino superior no Brasil e a criação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (http://bdtd.ibict.br/ ). As vantagens consistem na facilidade de disseminação da informação científica no Brasil, agilidade no processo de recuperação da informação e proporciona a visibilidade da produção científica. |
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