Avaliação do Uso do Laser Er:Yag no Tratamento da Osteonecrose Mandibular Induzida por Bisfosfonatos: estudo experimental em ratos.

O objetivo deste estudo foi comparar, em modelo animal, o tratamento da osteonecrose dos maxilares induzida por bisfosfonatos (OMIB) realizado por cirurgia com laser Er:YAG com a cirurgia convencional. Foi realizado um estudo controlado experimental in vivo, utilizando 12 ratos Wistar machos, dividi...

Full description

Main Author: Melo, Marina Lins Maymone de
Other Authors: Gueiros, Luiz Alcino Monteiro
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2015
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12791
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: O objetivo deste estudo foi comparar, em modelo animal, o tratamento da osteonecrose dos maxilares induzida por bisfosfonatos (OMIB) realizado por cirurgia com laser Er:YAG com a cirurgia convencional. Foi realizado um estudo controlado experimental in vivo, utilizando 12 ratos Wistar machos, divididos em três grupos: controle (C), cirurgia convencional (CONV) e cirurgia a laser (LAS). Os animais foram tratados por 12 semanas com uma injeção intra-peritoneal semanal utilizando soro fisiológico na dosagem de 0,1ml/100g (grupo C) ou ácido zoledrônico (ZA) com doses de 0,15mg/Kg (grupos CONV e LAS). Os animais foram submetidos a exodontia de primeiro e segundo molares mandibulares para indução da OMIB, e então tratados com curetagem (grupo CONV) ou ablação a laser de Er:YAG (grupo LAS). Após a eutanásia, as mandíbulas foram removidas, fixadas em formol a 10% e analisadas através microtomografia computadorizada (microCT) para avaliação do padrão de trabeculado e densidade óssea. Os espécimes foram então processados e corados em HE para avaliação microscópica.A análise das imagens do microCT mostrou presença de sequestros ósseos, com aumento dos espaços medulares do osso esponjoso no grupo CONV. O trabeculado do grupo LAS apresentou padrão semelhante ao grupo C. A densidade óssea não apresentou diferença estatisticamente significante entre os grupos. A análise microscópica evidenciou reparo ósseo alveolar avançado (acima de 60%) em todos os animais do grupo C e 75% do grupo LAS, sendo ausente em 50% do grupo CONV. O laser de Er:YAG apresenta-se como uma importante estratégia terapêutica para o tratamento cirúrgico da OMIB, sendo superior à curetagem.