Título do trabalho: Avaliação da associação de uma biocerâmica de fosfato de cálcio com células-tronco mesenquimais de cordão umbilical humano na bioengenharia do tecido ósseo.

Técnicas e biomateriais vêm sendo testados e utilizados, todos com suas vantagens e desvantagens, assim como limitações principalmente com relação ao tamanho da reconstrução e à necessidade de um leito receptor adequado, que proporcione a vascularização, nutrição e fornecimento de células em boa qua...

Full description

Main Author: SOUZA, Ana Patrícia de Oliveira
Other Authors: CARVALHO, Alessandra de Albuquerque Tavares de
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2015
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13018
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-13018
recordtype dspace
spelling ir-123456789-130182019-11-13T16:34:24Z Título do trabalho: Avaliação da associação de uma biocerâmica de fosfato de cálcio com células-tronco mesenquimais de cordão umbilical humano na bioengenharia do tecido ósseo. SOUZA, Ana Patrícia de Oliveira CARVALHO, Alessandra de Albuquerque Tavares de SILVA, Márcia Bezerra da Bioengenharia. Biocerâmica. Células-tronco mesenquimais. Osteoblastos. Indutores. Técnicas e biomateriais vêm sendo testados e utilizados, todos com suas vantagens e desvantagens, assim como limitações principalmente com relação ao tamanho da reconstrução e à necessidade de um leito receptor adequado, que proporcione a vascularização, nutrição e fornecimento de células em boa quantidade para o processo de neoformação óssea. Foi realizado um estudo in vitro associando células-tronco mesenquimais (CTMs) de cordão umbilical humano com uma biocerâmica fosfacálcica bifásica nano-micro-macro porosa de hidroxiapatita - beta tricálcio fosfato (HA-βTCP) densa. A proporção de hidroxiapatita (HA) foi de 60% e βTCP 40% com micro poros de 10 micra de diâmetro e diâmetro dos poros intercomunicantes de até 500 micra. O experimento foi mantido em estufa a 37º por 21 dias e as trocas do meio de cultura realizadas a cada 03 dias. As amostras foram analisadas semanalmente até 21 dias por microscópio invertido de contraste de fase e após os 21 dias foi realizada a análise citoquímica das amostras com o método do vermelho de alizarina. Os resultados demonstraram que a morfologia das CTMs em estudo condiz com o achado de que a estimulação das mesmas pela presença do biomaterial foi capaz de produzir células possivelmente secretoras demostrando que a associação da biocerâmica Osteosynt® com células-tronco mesenquimais de cordão umbilical humano é um campo bastante promissor na bioengenharia de tecido ósseo. 2015-04-13T13:31:16Z 2015-04-13T13:31:16Z 2013-08-29 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13018 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Bioengenharia.
Biocerâmica.
Células-tronco mesenquimais.
Osteoblastos.
Indutores.
spellingShingle Bioengenharia.
Biocerâmica.
Células-tronco mesenquimais.
Osteoblastos.
Indutores.
SOUZA, Ana Patrícia de Oliveira
Título do trabalho: Avaliação da associação de uma biocerâmica de fosfato de cálcio com células-tronco mesenquimais de cordão umbilical humano na bioengenharia do tecido ósseo.
description Técnicas e biomateriais vêm sendo testados e utilizados, todos com suas vantagens e desvantagens, assim como limitações principalmente com relação ao tamanho da reconstrução e à necessidade de um leito receptor adequado, que proporcione a vascularização, nutrição e fornecimento de células em boa quantidade para o processo de neoformação óssea. Foi realizado um estudo in vitro associando células-tronco mesenquimais (CTMs) de cordão umbilical humano com uma biocerâmica fosfacálcica bifásica nano-micro-macro porosa de hidroxiapatita - beta tricálcio fosfato (HA-βTCP) densa. A proporção de hidroxiapatita (HA) foi de 60% e βTCP 40% com micro poros de 10 micra de diâmetro e diâmetro dos poros intercomunicantes de até 500 micra. O experimento foi mantido em estufa a 37º por 21 dias e as trocas do meio de cultura realizadas a cada 03 dias. As amostras foram analisadas semanalmente até 21 dias por microscópio invertido de contraste de fase e após os 21 dias foi realizada a análise citoquímica das amostras com o método do vermelho de alizarina. Os resultados demonstraram que a morfologia das CTMs em estudo condiz com o achado de que a estimulação das mesmas pela presença do biomaterial foi capaz de produzir células possivelmente secretoras demostrando que a associação da biocerâmica Osteosynt® com células-tronco mesenquimais de cordão umbilical humano é um campo bastante promissor na bioengenharia de tecido ósseo.
author2 CARVALHO, Alessandra de Albuquerque Tavares de
format masterThesis
author SOUZA, Ana Patrícia de Oliveira
author_sort SOUZA, Ana Patrícia de Oliveira
title Título do trabalho: Avaliação da associação de uma biocerâmica de fosfato de cálcio com células-tronco mesenquimais de cordão umbilical humano na bioengenharia do tecido ósseo.
title_short Título do trabalho: Avaliação da associação de uma biocerâmica de fosfato de cálcio com células-tronco mesenquimais de cordão umbilical humano na bioengenharia do tecido ósseo.
title_full Título do trabalho: Avaliação da associação de uma biocerâmica de fosfato de cálcio com células-tronco mesenquimais de cordão umbilical humano na bioengenharia do tecido ósseo.
title_fullStr Título do trabalho: Avaliação da associação de uma biocerâmica de fosfato de cálcio com células-tronco mesenquimais de cordão umbilical humano na bioengenharia do tecido ósseo.
title_full_unstemmed Título do trabalho: Avaliação da associação de uma biocerâmica de fosfato de cálcio com células-tronco mesenquimais de cordão umbilical humano na bioengenharia do tecido ósseo.
title_sort título do trabalho: avaliação da associação de uma biocerâmica de fosfato de cálcio com células-tronco mesenquimais de cordão umbilical humano na bioengenharia do tecido ósseo.
publisher Universidade Federal de Pernambuco
publishDate 2015
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13018
_version_ 1650549615185887232
score 13.657419