Trilhas e partilhas na prática pedagógica de dança Afro-brasileira
O presente estudo buscou, compreender como a prática pedagógica na escola da rede municipal de ensino sistematiza ações educativas para a com a dança afro-brasileira e qual têm sido o rebatimento dessas ações para com a abordagem da cultura afro-brasileira do seu sentido e significado. Trata-se d...
Main Author: | BARROS, Adriana Ribeiro de |
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Other Authors: | FRANÇA, Tereza Luiza de |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
2016
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14986 |
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ir-123456789-14986 |
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ir-123456789-149862019-10-26T00:27:45Z Trilhas e partilhas na prática pedagógica de dança Afro-brasileira BARROS, Adriana Ribeiro de FRANÇA, Tereza Luiza de http://lattes.cnpq.br/2147446144360008 http://lattes.cnpq.br/8809406318062867 Ensino Danças afro-brasileiras Cultura afro-brasileira O presente estudo buscou, compreender como a prática pedagógica na escola da rede municipal de ensino sistematiza ações educativas para a com a dança afro-brasileira e qual têm sido o rebatimento dessas ações para com a abordagem da cultura afro-brasileira do seu sentido e significado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, para a qual tomamos a Etnometodologia como abordagem metodológica, para tratarmos o nosso objeto de estudo – a prática pedagógica de dança afro-brasileira. Utilizamos como procedimentos para coleta de dados a entrevista narrativa e, para a análise, os princípios da Etnometodologia: prática/realização, indicialidade, reflexividade, accountability e noção de membro. Com esta base, a pesquisa desvelou que: a sistematização de ações educativas para a dança afrobrasileira na escola da rede municipal de ensino e o rebatimento de suas ações para a abordagem da cultura afro-brasileira compreende uma prática pedagógica organizada em projetos pedagógicos, por vezes, “pontuais” e pouco sistemáticos no cotidiano escolar, ancorados por uma vivencia de dança afro-brasileira desenvolvida por pessoas que tenham um saber da prática e, que também, é construída em tempos diversificados da escola - tempos festivos/comemorativos onde o preconceito no espaço escolar embora se faça presente é abordado nas situações educativas na perspectiva de superação. Os elementos referendados emergiram do sentido que é trabalhado da cultura afro-brasileira relacionado a questões históricas, enquanto o significado se aproxima daquele voltado para o Brasil colônia escravocrata. This study sought to analyze the configuration of the teaching practice in school related to educational activities involving african-Brazilian dance and bounce in the shares of their teaching practice. It is a qualitative research, for which we get the Ethnomethodology as a methodological approach, to address our object of study - the pedagogical african-Brazilian dance. We used as data collection procedures for the interview and narrative, for the analysis, the principles of Ethnomethodology: practice / performance, indexicality, reflexivity, accountability and sense of membership. On this basis, the research unveiled that: the pedagogical african-Brazilian dance is presented in an organized educational projects in "isolated" and not systematic in everyday life, anchored by a representation of african- Brazilian dance to be developed by a knowledge Practice consists of prejudices. In the actions of those involved understood through their lines understand that this practice is constructed and experienced teaching from a cultural calendar cycles folklore permeated by the tone of multicultural challenges where prejudice at school is still present. The referenced elements emerged from the sense that is given to African-Brazilian culture is still very tied to history, while the meaning of that comes to Brazil slave colony. Besides the elements mentioned above, new data emerged the practice setting african-Brazilian dance in school - the school's diverse times - times that call the festival which are relevant to their daily lives. 2016-01-25T16:34:44Z 2016-01-25T16:34:44Z 2011-08-28 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14986 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao |
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Ensino Danças afro-brasileiras Cultura afro-brasileira |
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Ensino Danças afro-brasileiras Cultura afro-brasileira BARROS, Adriana Ribeiro de Trilhas e partilhas na prática pedagógica de dança Afro-brasileira |
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O presente estudo buscou, compreender como a prática pedagógica na escola da rede
municipal de ensino sistematiza ações educativas para a com a dança afro-brasileira e qual
têm sido o rebatimento dessas ações para com a abordagem da cultura afro-brasileira do seu
sentido e significado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, para a qual tomamos a
Etnometodologia como abordagem metodológica, para tratarmos o nosso objeto de estudo – a
prática pedagógica de dança afro-brasileira. Utilizamos como procedimentos para coleta de
dados a entrevista narrativa e, para a análise, os princípios da Etnometodologia:
prática/realização, indicialidade, reflexividade, accountability e noção de membro. Com esta
base, a pesquisa desvelou que: a sistematização de ações educativas para a dança afrobrasileira
na escola da rede municipal de ensino e o rebatimento de suas ações para a
abordagem da cultura afro-brasileira compreende uma prática pedagógica organizada em
projetos pedagógicos, por vezes, “pontuais” e pouco sistemáticos no cotidiano escolar,
ancorados por uma vivencia de dança afro-brasileira desenvolvida por pessoas que tenham
um saber da prática e, que também, é construída em tempos diversificados da escola -
tempos festivos/comemorativos onde o preconceito no espaço escolar embora se faça
presente é abordado nas situações educativas na perspectiva de superação. Os elementos
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