TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO NA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DE MULHERES ESTOMIZADAS: ESTUDO DE VALIDAÇÃO
Mulheres estomizadas podem apresentar, após a estomia, diversas alterações biopsicossociais na saúde sexual e reprodutiva, área de cuidado tão comumente esquecida nas orientações em saúde. O enfermeiro, como educador na promoção de cuidados, pode se utilizar das tecnologias educativas como ferram...
Main Author: | ALBUQUERQUE, Andressa Ferreira Leite Ladislau |
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Other Authors: | GUEDES, Tatiane Gomes |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
2016
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15420 |
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Summary: |
Mulheres estomizadas podem apresentar, após a estomia, diversas alterações biopsicossociais
na saúde sexual e reprodutiva, área de cuidado tão comumente esquecida nas orientações em
saúde. O enfermeiro, como educador na promoção de cuidados, pode se utilizar das
tecnologias educativas como ferramentas auxiliares na práxis assistencial, na medida em que
facilitam o processo de construção do conhecimento dos clientes, numa perspectiva criativa,
crítica, inclusiva e empoderadora. Nesse sentido, o estudo se propôs a construir e a validar
uma cartilha educativa em saúde como tecnologia de Enfermagem para a promoção do
autocuidado na saúde sexual e reprodutiva de mulheres estomizadas. Tratou-se de uma
pesquisa metodológica do tipo validação de tecnologia educativa, que originou os três artigos
científicos componentes da seção de resultados dessa dissertação. Para o desenvolvimento da
cartilha, inicialmente foi realizado o levantamento dos conteúdos pertinentes à temática,
incluindo-se a revisão integrativa de literatura, que representa o primeiro artigo do estudo. As
bases de dados pesquisadas foram as nacionais LILACS, IBECS, MEDLINE, COCRHANE e
a internacional CINAHL. Buscaram-se artigos publicados em português, inglês e espanhol,
que remetessem às temáticas autocuidado, saúde sexual e saúde reprodutiva do individuo
estomizado, analisados quanto a rigor metodológico e nível de evidência. Da análise na
íntegra dos 11 artigos selecionados, emergiram duas categorias de orientações: “Orientações
para o profissional de saúde na promoção do cuidado sobre a saúde sexual” e “Orientações
para o estomizado no autocuidado da saúde sexual”. Após a seleção do conteúdo, procedeuse
o trabalho construção da cartilha segundo referencial metodológico de elaboração de
materiais impressos em saúde, com montagem, definição de layout, arte gráfica, diagramação
e editoração, constituindo o segundo artigo dessa dissertação. Finalizada a primeira versão da
cartilha foi iniciado o processo de validação do material, que representa o terceiro artigo do
estudo. O conteúdo da cartilha foi validado por onze enfermeiros juízes-especialistas segundo
Índice de Validade de Conteúdo maior ou igual a 0,80. A aparência foi validada por nove
mulheres estomizadas segundo avaliação da dificuldade e da conveniência do material
educativo. A cartilha foi considerada válida quanto ao conteúdo, com média global de índice de validade de conteúdo igual a 0,87 e, quanto à aparência, com 100% de concordância do
público-alvo para avaliação da dificuldade e da conveniência da cartilha. A tecnologia
educacional válida ao alcance de estomizadas contribuirá para a aquisição de conhecimentos e
informações que permitam subsidiar a tomada de decisão por comportamentos de saúde
seguros e ajustados às suas necessidades de autocuidado da saúde sexual e reprodutiva. |
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