Bruno de Menezes: os tambores continuam rufando!
Partindo do contexto histórico mundial referente ao período fin-de-siècle -- época em que veio ao mundo Bruno de Menezes (1897) --, e servindo-nos de leitmotiv para uma síntese da História do Pará (do século XVI até as duas primeiras décadas do século XX), a partir dos marcos relevantes que foram...
Main Author: | FERREIRA, Paulo Jorge de Morais Ferreira |
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Other Authors: | WALTER, Rolano Germano Mike |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
2016
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15473 |
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ir-123456789-154732019-10-26T00:57:46Z Bruno de Menezes: os tambores continuam rufando! FERREIRA, Paulo Jorge de Morais Ferreira WALTER, Rolano Germano Mike MARTINS, Paulo Jorge Nunes Literatura. Crítica Negritude (Movimento literário). Escritores brasileiros Cultura afro-brasileira. Partindo do contexto histórico mundial referente ao período fin-de-siècle -- época em que veio ao mundo Bruno de Menezes (1897) --, e servindo-nos de leitmotiv para uma síntese da História do Pará (do século XVI até as duas primeiras décadas do século XX), a partir dos marcos relevantes que foram o ciclo da borracha e a administração do senador Antônio Lemos, na cidade de Belém do Pará, objetivamos desvelar compreensivamente o desencadeamento de tal processo; na segunda parte deste trabalho, buscamos, partindo dos recursos oferecidos pela Teoria da Literatura, analisar a expressão lírica de Bruno de Menezes tendo como suporte da análise as obras: Bailado Lunar (1924) e Batuque, cujos poemas vêm ao lume, primeiramente, numa edição de Poesia (1931). Buscamos entender, sobretudo, o que condicionou o Poeta a trasladar-se do centro burguês de uma Belém caracterizada pelo modelo Parisiense citadino de estética e modus vivendi, para uma dimensão de urbe marginal e periférica, de expressão de cor genuinamente popular. Na última parte, utilizamo-nos de referenciais do campo da Sociologia e da Antropologia, buscando explicitar questões identitárias especificas das comunidades negras, em torno dos processos de colonização/descolonização e resistência da África histórica e das comunidades do Baixo Amazonas, no Pará. Para esse desenvolvimento utilizamos dois poemas de Bruno de Menezes: Canto do morto Lumumba (1961) e Poema à África negra (1959). CAPES Beginning with the Fin-de-siécle period on the world historic context – time when Bruno the Menezes (1897) was born – and being the reason for Pará historical synthesis (from XVI century till the two first decades of the XX century), starting from the relevant facts that were the rubber cycle and the Senator Antônio Lemos’ administration, in the Belém do Pará city, we intend to understand and reveal this ongoing process; on the second part of this work, we try, with the resources offered by the Literature Theory, to analyze the Bruno de Menezes lyric expression supported by the following masterpieces: Bailado Lunar (1924) and Batuque, two poems that first came to light on the Poesia edition (1931). Mainly, we try to understand what motivated the poet to move from the Belém’s bourgeois centre, characterized by the Parisian urban modus vivendi and aesthetics’ model, to a peripheral and declassed dimension, full with popular expressions. On the last part of the work, we made use of the sociologic and anthropologic references, trying to explain the black community specific issues, around the colonization/decolonization process and the African and Low Amazon historical resistance in Pará. To this development we have used two Bruno de Menezes poems: Canto do Morto Lumbumba (1961) and Poema à Africa Negra (1959). 2016-02-26T16:33:04Z 2016-02-26T16:33:04Z 2016-01-19 doctoralThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15473 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Letras |
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ao mundo Bruno de Menezes (1897) --, e servindo-nos de leitmotiv para uma síntese da
História do Pará (do século XVI até as duas primeiras décadas do século XX), a partir dos
marcos relevantes que foram o ciclo da borracha e a administração do senador Antônio
Lemos, na cidade de Belém do Pará, objetivamos desvelar compreensivamente o
desencadeamento de tal processo; na segunda parte deste trabalho, buscamos, partindo dos
recursos oferecidos pela Teoria da Literatura, analisar a expressão lírica de Bruno de Menezes
tendo como suporte da análise as obras: Bailado Lunar (1924) e Batuque, cujos poemas vêm
ao lume, primeiramente, numa edição de Poesia (1931). Buscamos entender, sobretudo, o que
condicionou o Poeta a trasladar-se do centro burguês de uma Belém caracterizada pelo
modelo Parisiense citadino de estética e modus vivendi, para uma dimensão de urbe marginal
e periférica, de expressão de cor genuinamente popular. Na última parte, utilizamo-nos de
referenciais do campo da Sociologia e da Antropologia, buscando explicitar questões
identitárias especificas das comunidades negras, em torno dos processos de
colonização/descolonização e resistência da África histórica e das comunidades do Baixo
Amazonas, no Pará. Para esse desenvolvimento utilizamos dois poemas de Bruno de
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