INTERVENÇÃO EDUCATIVA ENVOLVENDO TRABALHADORES DE SAÚDE DO PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA A
A Deficiência de Vitamina A (DVA) se constitui um problema de saúde pública no Brasil e o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNVITA), criado para prevenir e/ou controlar a deficiência há quase quatro décadas, tem se mostrado um desafio para as autoridades que o coordenam, sobretudo no...
Main Author: | BRITO, Virginia Rossana de Sousa |
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Other Authors: | VASCONCELOS, Maria Gorete Lucena de |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2016
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15477 |
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Summary: |
A Deficiência de Vitamina A (DVA) se constitui um problema de saúde pública no Brasil e o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNVITA), criado para prevenir e/ou controlar a deficiência há quase quatro décadas, tem se mostrado um desafio para as autoridades que o coordenam, sobretudo no que diz respeito às atividades educativas que devem permear o processo de trabalho dos trabalhadores. Esta tese tem como objetivos avaliar o impacto de intervenções educativas sobre o nível de conhecimento de trabalhadores de saúde concernentes ao PNVITA, comparando a utilização da metodologia tradicional e a metodologia ativa, após as intervenções educativas e identificar facilidades e barreiras, vivenciadas pelos trabalhadores, após as intervenções. Trata-se de um estudo de intervenção randomizado, realizado no município de Campina Grande, Paraíba, no período de outubro de 2013 a março de 2014. A seleção da amostra foi por processo aleatório, com alocação randomizada de 32 trabalhadores que desenvolviam atividades junto ao PNVITA em dois grupos de intervenção educativa: um utilizando uma metodologia tradicional e outro utilizando uma metodologia ativa. A coleta de dados ocorreu em dois momentos, sendo o primeiro por meio da aplicação de um questionário estruturado para avaliar o conhecimento sobre a vitamina A, a sua deficiência e o PNVITA, antes da intervenção e o segundo, dois meses após com a aplicação do mesmo questionário. Em seguida, foram realizados dois grupos focais para analisar as facilidades e barreiras na operacionalização do PNVITA, após as intervenções. Duas questões norteadoras foram utilizadas: Como você avalia a intervenção educativa realizada sobre o PNVITA? Quais as facilidades e barreiras vivenciadas no seu serviço, após a intervenção educativa? Ao término, o estudo apresentou participação efetiva de 23 trabalhadores. As mudanças nos escores de conhecimento entre as duas metodologias foram avaliadas pelo teste de McNemar. Para avaliar a eficácia das intervenções intragrupos, foi utilizado o teste "t" de Student para dados pareados e na avaliação intergrupos foi utilizado o teste "t" de Student para não dados pareados. O nível de significância utilizado foi de 5% para rejeição da hipótese de nulidade. Para análise dos dados qualitativos utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados foram discutidos tendo como referencial a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. As intervenções educativas, nas duas metodologias, foram eficazes, com média de acertos estatisticamente significativa. Entre uma metodologia e outra, não houve diferença. Na análise pelo DSC, foram sintetizadas quatro ideias centrais: o conhecimento foi ampliado; a estrutura e o processo de trabalho dificultam a realização das atividades; a falta de vitamina A dificulta o trabalho; ação educativa se faz com material educativo. As dificuldades evidenciadas na estrutura do Programa podem comprometer os resultados, inclusive de cobertura da suplementação da vitamina A e fragilizar as possibilidades de ações educativas que possam ser construídas coletivamente. Sugerem-se melhorias nas Unidades Básicas de Saúde; reavaliação do quantitativo da suplementação para o município; produção, divulgação e acessibilidade de material educativo sobre a DVA e o Programa; e responsabilização das ações de combate a DVA. |
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