SIGNIFICADOS DA VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA E NEGLIGÊNCIA CONTRA A CRIANÇA PARA EDUCADORES DO ENSINO INFANTIL DE ESCOLAS PÚBLICA E PRIVADA
A violência constitui, mundialmente, um grave problema de saúde pública e as crianças entre 0 e 4 anos são as mais vulneráveis. Apesar da grande incidência da violência psicológica e da negligência, essas formas de violência são pouco discutidas nos diversos contextos em que a criança está inseri...
Main Author: | CÂNDIDO, Joice Luiza Alves |
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Other Authors: | GONTIJO, Daniela Tavares |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2016
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15480 |
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Summary: |
A violência constitui, mundialmente, um grave problema de saúde pública e as crianças entre
0 e 4 anos são as mais vulneráveis. Apesar da grande incidência da violência psicológica e da
negligência, essas formas de violência são pouco discutidas nos diversos contextos em que a
criança está inserida. A escola figura como lugar privilegiado para detecção de situações de
violência, além de ser um espaço para a prevenção. Este trabalho objetiva compreender os
significados da violência psicológica e negligência contra a criança para os educadores do
ensino infantil de escolas públicas e privadas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa em uma
instituição de ensino pública e três privadas. Foram entrevistadas 14 professoras utilizando-se
um roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados foram analisados através da técnica de
análise de conteúdo com apoio do software Atlas.ti. Os resultados foram agrupados em quatro
categorias temáticas: a primeira categoria, Concepções sobre a violência, versou sobre o
conceito e a tipologia da violência de maneira geral; a segunda, Concepções sobre a
negligência, discorreu sobre conceito, local onde ocorre, agressores, sinais, causas e
consequências desta violência; a terceira categoria, Concepções sobre a violência psicológica,
abordou os mesmos aspectos, mas enfatizando a violência psicológica; a última categoria,
Enfrentamento da violência, abordou o papel dos professores e da escola no enfrentamento e
prevenção da violência, as dificuldades encontradas e as diferenças nas percepções sobre
violência nos contextos das escolas públicas e privadas. As educadoras tiveram dificuldade
em discorrer sobre a negligência e um possível cenário de subnotificações foi identificado nas
falas. Faz-se importante que o educador tenha uma capacitação atitudinal em relação a
estratégias de enfrentamento de cunho intersetorial para que ele possa ser capaz de identificar
e intervir nessas situações. |
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