Desempenho exportador da manga e da uva brasileira no comércio internacional: uma análise entre o período de 2003 a 2013

O presente trabalho tem como proposta analisar o desempenho exportador da manga e da uva brasileira no comércio internacional no período de 2003 a 2013. O estudo é realizado utilizando os indicadores de vantagem comparativa revelada de Vollrath (RCAV), o modelo de Constant Market Share (CMS) e a est...

Full description

Main Author: Silva, Tiago José Jesus da
Other Authors: Ferreira, Monaliza Oliveira
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2016
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16065
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Summary: O presente trabalho tem como proposta analisar o desempenho exportador da manga e da uva brasileira no comércio internacional no período de 2003 a 2013. O estudo é realizado utilizando os indicadores de vantagem comparativa revelada de Vollrath (RCAV), o modelo de Constant Market Share (CMS) e a estimação de dois modelos gravitacionais – um para a manga e outro para a uva, através do modelo econométrico de dados em painel com efeitos aleatórios, a fim de identificar quais os principais fatores que afetam o desempenho exportador dessas frutas no mercado externo. Os resultados do indicador de vantagem comparativa revelada de Vollrath indicaram que tanto a manga quanto a uva apresentaram vantagem comparativa revelada para todo o período analisado, no entanto, convém ressaltar que, a uva apresentou um indicador mais elevado durante o período. Os resultados do modelo de Constant Market Share (CMS) para manga referente ao primeiro subperíodo (2003-2005) mostram que o aumento das exportações brasileiras de manga foi fortemente influenciado pelo efeito competitividade, seguido do efeito crescimento do comércio mundial. Para o segundo subperíodo (2006-2008), o efeito que exerceu maior significância foi o efeito competitividade, seguido pelo efeito crescimento do comércio mundial e destino das exportações. No que se refere ao terceiro subperíodo (2009-2011), o principal fator explicativo do aumento das exportações foi o efeito destino, seguido do efeito competitividade. Para a uva, os resultados referentes ao primeiro e segundo subperíodo de análise mostram que o efeito competitividade foi preponderante para o aumento nas exportações de uva, seguido do efeito crescimento do comércio mundial. Para o terceiro subperíodo os resultados apontam a competitividade e o efeito destino como os principais fatores responsáveis pelo crescimento das exportações brasileiras de uva. Com relação aos dois modelos gravitacionais, todas as variáveis utilizadas se mostraram significativas e com sinal esperado como preconizado pela literatura, cabendo destacar que em ambos os modelos as variáveis distância e razão preço pago no país importador frente os preços pagos no Brasil foram as que exerceram maior influência no fluxo bilateral de comércio, medido em termos de valores das exportações dessas frutas. Portanto, evidencia-se dessa forma, a necessidade de realização de maiores investimentos em logística, a fim de reduzir custos de transporte e consequentemente reduzir preço final do bem, estimulando, dessa forma, um aumento em sua demanda e no volume comercializado, obtendo com isso ganhos de escala, fatores esses determinantes para obtenção de competitividade dessas frutas no mercado internacional, possibilitando, maiores oportunidades de inserção comercial.