Mediadores na memória reconstrutiva: uma análise da rememoração do texto jornalístico
A recepção das mensagens midiáticas intriga pesquisadores desde os anos 20, quando as primeiras investigações foram esboçadas. Parte desse interesse recai nos estudos sobre a rememoração do conteúdo noticioso, que vem ganhando contornos variados e incorporando o conceito de esquema para a compree...
Main Author: | SOUZA, Ana Carolina Ferreira de |
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Other Authors: | LYRA, Maria da Conceição Diniz Pereira de |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2016
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17756 |
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Summary: |
A recepção das mensagens midiáticas intriga pesquisadores desde os anos 20, quando as
primeiras investigações foram esboçadas. Parte desse interesse recai nos estudos sobre a
rememoração do conteúdo noticioso, que vem ganhando contornos variados e incorporando o
conceito de esquema para a compreensão, principalmente, de quão acurada é a lembrança de
determinado conteúdo. Muitos esforços foram feitos, mas ainda há uma lacuna referente as
etapas do processo de rememoração integral, que compreende o que o sujeito é capaz de
reconstruir em dado momento, valorizando as sucessivas transformações sofridas pelo
conteúdo noticioso quando rememorado entre pares sociais. O presente estudo investiga
microgeneticamente a rememoração de moradores da Região Metropolitana do Recife a
respeito de uma matéria jornalística noticiosa local e para desenvolver a análise, parte de um
caminho pouco explorado nesse campo de estudo, resgatando a proposta de memória
reconstrutiva, que compreende a rememoração como um esforço para dar significado ao
momento presente através da volta da pessoa que rememora aos seus próprios esquemas.
Também filia-se à Psicologia Cultural Semiótica, campo de investigação interessado nos
processos de construção de significados a partir da mediação semiótica. Participaram deste
estudo 8 pessoas organizadas em duplas, que rememoraram de forma escrita e dialogada duas
vezes o mesmo texto jornalístico. Como principais resultados, o estudo identificou a
personalização das rememorações através das interligações de elementos oriundos da cultura
pessoal e coletiva, compondo cenários de convencionalização e identificou que a
rememoração da notícia envolvia dois níveis diferentes de mediadores, os quais foram
chamados de Mediadores Primários e Mediadores Secundários, sugerindo uma organização
hierárquica de mediadores socioculturais da memória. |
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