Desgaste abrasivo do aço Hadfield com diferentes teores de carbono em abrasômetro do tipo pino-disco
A presente pesquisa teve como objetivo, investigar o efeito do teor de carbono e do tamanho do abrasivo na resistência ao desgaste e no fenômeno de encruamento superficial de quatro aços Hadfield. Para esse estudo, foi montado, o equipamento pino contra disco, e, como abrasivo utilizou-se lixas d...
Main Author: | OLIVEIRA, Marcelo dos Anjos |
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Other Authors: | SILVA, Flávio José da |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2017
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18671 |
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ir-123456789-18671 |
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ir-123456789-186712018-09-28T21:04:42Z Desgaste abrasivo do aço Hadfield com diferentes teores de carbono em abrasômetro do tipo pino-disco OLIVEIRA, Marcelo dos Anjos SILVA, Flávio José da ALVES, Kleber Gonçalves Bezerra http://lattes.cnpq.br/9630565579525425 http://lattes.cnpq.br/2569114755496581 Abrasômetro Aço Hadfield Desgaste abrasivo Encruamento de superfície Abrasion Resistance Machine Mangalloy Abrasive wear Surface work hardening A presente pesquisa teve como objetivo, investigar o efeito do teor de carbono e do tamanho do abrasivo na resistência ao desgaste e no fenômeno de encruamento superficial de quatro aços Hadfield. Para esse estudo, foi montado, o equipamento pino contra disco, e, como abrasivo utilizou-se lixas de ferro, com o tamanho médio entre 36 µm e 93 µm. Para o alcance do objetivo proposto foram delimitados materiais e métodos, a saber: (a) montagem do abrasômetro pino-disco a partir de um dispositivo desativado disponibilizado pelo LFS-USP; (b) confrontar resultados experimentais – dois materiais (Aço 1045 e alumínio 6351) foram submetidos a ensaios realizados na UFPE e USP para fins de estudos comparativos; (c) avaliação da influência de parâmetros do ensaio – três abrasivos com diferentes tamanhos de partículas e diferentes cargas foram submetidos e avaliados mediante o desgaste abrasivo; (d) avaliação do comportamento de diferentes composições do aço Hadfield perante ensaios de abrasividade – aços contendo quatro diferentes teores de carbono foram submetidos a ensaios com lixas #220 e #320; (e) análise das superfícies desgastadas – após os ensaios dos materiais, as superfícies foram realizadas análises por microscópio eletrônico de varredura (MEV) das superfícies desgastadas. Os resultados obtidos com o equipamento na metodologia empregada tiveram uma boa reprodutibilidade. Foram observadas diferenças nos resultados entre os equipamentos da UFPE e da USP. Quanto a este tópico, o desgaste abrasivo do aço Hadfield foi influenciado pelo teor de carbono apresentando uma relação em que maiores teores demonstraram menor efeito de desgaste, diferentes tamanhos de abrasivo ocasionam um efeito de encruamento significativo, onde se observou o ganho de dureza em aços com menores teores de carbono. Contudo, foi apresentada uma oscilação do efeito no abrasivo #320. As micrografias revelaram microssulcos e microcortes provenientes do ensaio e não foram observadas diferenças nas marcas de desgaste quando utilizados tamanhos diferentes de partícula abrasiva. Ao final, chegou-se a conclusão de que os resultados obtidos demonstram que o teor de carbono influência na resistência ao desgaste do aço e consequentemente no encruamento superficial do aço. Observa-se também a influência do tamanho do abrasivo e carga aplicada o ensaio. This research aimed to investigate the effect of the carbon content and the size of the abrasive in the wear resistance and surface hardening phenomenon four Hadfield steel. For this study , has been assembled , the disc against pin device and abrasive was used iron sandpapers, with average size between 36 m and 93 micrometers. To achieve the proposed objectives were defined materials and methods, namely: (a) mounting the pindisk abrasômetro from a disabled device provided by the LFS-USP; (b) comparing experimental results - two materials (1045 steel and aluminum 6351) were submitted to tests performed at university and USP for purposes of comparative studies; (c) evaluation of the influence of the test parameters - Three abrasive particles with different sizes and different loads were submitted and evaluated by the abrasive wear; (d) assessment of the behavior of different steel compositions Hadfield before abrasiveness tests - steels containing four different carbon contents were subjected to tests with sandpaper # 220 and # 320; (e) analysis of the worn surfaces - after the tests of materials different analyzes were performed by scanning electron microscope (SEM) of worn surfaces. The results obtained with the equipment in the methodology employed had good reproducibility. There were differences in results between the equipment and the UFPE USP. On this topic, the abrasive wear Hadfield steel was influenced by carbon having a relationship in which higher levels showed less wear effect, different abrasive sizes cause a significant strain hardening effect, which was observed gain hardness steel with lower carbon content. However, an oscillation of the abrasive effect on the # 320 was presented. The micrographs revealed microssulcos and microcuts from test and differences were observed in wear marks when using different sizes of abrasive particle. In the end, came to the conclusion that the results show that the influence of carbon content in the wear resistance of steel and consequently the surface of the steel hardening. It is also observed the influence of abrasive size and load applied to the test. 2017-04-27T15:18:52Z 2017-04-27T15:18:52Z 2016-08-31 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18671 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Engenharia Mecanica |
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REPOSITORIO UFPE |
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REPOSITORIO UFPE |
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Abrasômetro Aço Hadfield Desgaste abrasivo Encruamento de superfície Abrasion Resistance Machine Mangalloy Abrasive wear Surface work hardening |
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A presente pesquisa teve como objetivo, investigar o efeito do teor de carbono e do
tamanho do abrasivo na resistência ao desgaste e no fenômeno de encruamento
superficial de quatro aços Hadfield. Para esse estudo, foi montado, o equipamento pino
contra disco, e, como abrasivo utilizou-se lixas de ferro, com o tamanho médio entre 36
µm e 93 µm. Para o alcance do objetivo proposto foram delimitados materiais e
métodos, a saber: (a) montagem do abrasômetro pino-disco a partir de um dispositivo
desativado disponibilizado pelo LFS-USP; (b) confrontar resultados experimentais –
dois materiais (Aço 1045 e alumínio 6351) foram submetidos a ensaios realizados na
UFPE e USP para fins de estudos comparativos; (c) avaliação da influência de
parâmetros do ensaio – três abrasivos com diferentes tamanhos de partículas e diferentes
cargas foram submetidos e avaliados mediante o desgaste abrasivo; (d) avaliação do
comportamento de diferentes composições do aço Hadfield perante ensaios de
abrasividade – aços contendo quatro diferentes teores de carbono foram submetidos a
ensaios com lixas #220 e #320; (e) análise das superfícies desgastadas – após os ensaios
dos materiais, as superfícies foram realizadas análises por microscópio eletrônico de
varredura (MEV) das superfícies desgastadas. Os resultados obtidos com o equipamento
na metodologia empregada tiveram uma boa reprodutibilidade. Foram observadas
diferenças nos resultados entre os equipamentos da UFPE e da USP. Quanto a este
tópico, o desgaste abrasivo do aço Hadfield foi influenciado pelo teor de carbono
apresentando uma relação em que maiores teores demonstraram menor efeito de
desgaste, diferentes tamanhos de abrasivo ocasionam um efeito de encruamento
significativo, onde se observou o ganho de dureza em aços com menores teores de
carbono. Contudo, foi apresentada uma oscilação do efeito no abrasivo #320. As
micrografias revelaram microssulcos e microcortes provenientes do ensaio e não foram
observadas diferenças nas marcas de desgaste quando utilizados tamanhos diferentes de
partícula abrasiva. Ao final, chegou-se a conclusão de que os resultados obtidos
demonstram que o teor de carbono influência na resistência ao desgaste do aço e
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do tamanho do abrasivo e carga aplicada o ensaio. |
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