Mudança organizacional no âmbito da gestão da qualidade: uma abordagem quantitativa para classificação
Periodicamente, as organizações são induzidas a passarem por mudanças nos aspectos de melhoria da qualidade dos processos e produtos para se adequarem às exigências do meio externo – mercados consumidores e concorrentes. No contexto em estudo foi observado um alinhamento entre a gestão de mudança...
Main Author: | SILVA, Jessica Larissa |
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Other Authors: | MELO, Renata Maciel de |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2017
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18728 |
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Summary: |
Periodicamente, as organizações são induzidas a passarem por mudanças nos aspectos de
melhoria da qualidade dos processos e produtos para se adequarem às exigências do meio
externo – mercados consumidores e concorrentes. No contexto em estudo foi observado um
alinhamento entre a gestão de mudanças organizacionais e a gestão da qualidade, pois a
utilização de ferramentas, técnicas e normas da qualidade proporciona a organização
alterações em seus processos. É importante que a alta direção possa identificar o tipo de
mudança a qual a empresa está lidando e consequentemente como a mesma deva ser
conduzida, pois a falta de entendimento poderá causar perca de tempo e dinheiro investidos.
Na literatura, dois tipos de mudança são consagrados, as quais se encontram em limites
opostos, sendo elas mudança incremental e mudança radical. Sendo assim, o presente trabalho
sugere um novo tipo de mudança que esteja entre os dois tipos existentes – a mudança
intermediária – e a elaboração de um modelo de classificação com apoio multicritério. Com a
utilização do Electre TRI o modelo foi aplicado em duas empresas do APL (Arranjo
Produtivo Local) Têxtil de Caruaru em Pernambuco, uma de pequeno porte e outra de médio
porte. Após a aplicação do modelo de classificação, foi verificado que o tamanho da empresa
e o seu nível de maturidade interferem na classificação do tipo de mudança, dessa forma, uma
mesma ferramenta, técnica ou norma da qualidade são recebem diferentes classificações em
cada empresa. |
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