Mudança organizacional no âmbito da gestão da qualidade: uma abordagem quantitativa para classificação

Periodicamente, as organizações são induzidas a passarem por mudanças nos aspectos de melhoria da qualidade dos processos e produtos para se adequarem às exigências do meio externo – mercados consumidores e concorrentes. No contexto em estudo foi observado um alinhamento entre a gestão de mudança...

Full description

Main Author: SILVA, Jessica Larissa
Other Authors: MELO, Renata Maciel de
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2017
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18728
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Summary: Periodicamente, as organizações são induzidas a passarem por mudanças nos aspectos de melhoria da qualidade dos processos e produtos para se adequarem às exigências do meio externo – mercados consumidores e concorrentes. No contexto em estudo foi observado um alinhamento entre a gestão de mudanças organizacionais e a gestão da qualidade, pois a utilização de ferramentas, técnicas e normas da qualidade proporciona a organização alterações em seus processos. É importante que a alta direção possa identificar o tipo de mudança a qual a empresa está lidando e consequentemente como a mesma deva ser conduzida, pois a falta de entendimento poderá causar perca de tempo e dinheiro investidos. Na literatura, dois tipos de mudança são consagrados, as quais se encontram em limites opostos, sendo elas mudança incremental e mudança radical. Sendo assim, o presente trabalho sugere um novo tipo de mudança que esteja entre os dois tipos existentes – a mudança intermediária – e a elaboração de um modelo de classificação com apoio multicritério. Com a utilização do Electre TRI o modelo foi aplicado em duas empresas do APL (Arranjo Produtivo Local) Têxtil de Caruaru em Pernambuco, uma de pequeno porte e outra de médio porte. Após a aplicação do modelo de classificação, foi verificado que o tamanho da empresa e o seu nível de maturidade interferem na classificação do tipo de mudança, dessa forma, uma mesma ferramenta, técnica ou norma da qualidade são recebem diferentes classificações em cada empresa.