Estratégias de educação alimentar e nutricional com crianças brasileiras no ambiente escolar: uma revisão sistemática
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de conhecimento e de prática constante e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que objetiva a promoção da prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. Acredita-se que a escola seja um ótimo local para a...
Main Author: | LIMA, Patrícia Arcanjo de |
---|---|
Other Authors: | OLIVEIRA, Juliana Souza |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2017
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19380 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-19380 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-193802019-02-12T17:50:31Z Estratégias de educação alimentar e nutricional com crianças brasileiras no ambiente escolar: uma revisão sistemática LIMA, Patrícia Arcanjo de OLIVEIRA, Juliana Souza LEAL, Vanessa Sá http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4764116H2 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537435H4 Educação Alimentar e Nutricional Crianças Escolas - Brasil Ciências da Saúde A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de conhecimento e de prática constante e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que objetiva a promoção da prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. Acredita-se que a escola seja um ótimo local para a realização das estratégias de EAN. Neste estudo, objetivou-se avaliar as estratégias de EAN realizadas com crianças brasileiras no ambiente escolar. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura na qual foram selecionados artigos entre 2012 e 2016, nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SCIELO, Periódicos da CAPES e Biblioteca Virtual em Saúde. Observou-se que, apesar da importância do tema, existe um baixo número de publicações na área, mesmo sendo um período marcado pela publicação desse documento. Os estudos apresentavam de forma diversificada mais de uma estratégia de EAN, como por exemplo, dinâmicas, palestras, reuniões, histórias infantis, jogos didáticos, teatro de fantoches, vídeos, recorte e colagem, entre outras. Os resultados mostraram uma melhora no conhecimento sobre alimentação e nutrição e nas escolhas alimentares. Reconhece-se a necessidade de novos trabalhos que atuem neste âmbito e de maior participação dos profissionais envolvidos na promoção dos hábitos saudáveis de vida para a redução da obesidade e doenças a ela associadas. The food and nutritional education (EAN) is a field of knowledge and constant practice and permanent, transdisciplinary, multidisciplinary intersectoral and aimed at the promotion of autonomous and voluntary practice of healthy eating habits. It is believed that the school is a great place to carry out the strategies of EAN. In this study, it was aimed to evaluate the strategies of EAN performed with Brazilian children in the school environment. A systematic review of the literature in which articles were selected between 2012 and 2016, in the databases LILACS, MEDLINE, SCIELO, CAPES Journals and Virtual Health Library. It was observed that, despite the importance of the theme, there is a low number of publications in the area, even though it was a period marked by the publication of this document. The studies were so diversified over a strategy of EAN, such as Dynamics, lectures, meetings, children's stories, educational games, puppet theater, videos, cut and glue, among others. The results showed an improvement in knowledge about food and nutrition and the food choices. Recognizes the need of new works that act in this field and greater participation of professionals involved in promoting healthy living habits for the reduction of obesity and associated diseases. 2017-07-03T18:31:04Z 2017-07-03T18:31:04Z 2017-07-03 2016-12-28 bachelorThesis LIMA, P. A. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19380 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 28p. |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Educação Alimentar e Nutricional Crianças Escolas - Brasil Ciências da Saúde |
spellingShingle |
Educação Alimentar e Nutricional Crianças Escolas - Brasil Ciências da Saúde LIMA, Patrícia Arcanjo de Estratégias de educação alimentar e nutricional com crianças brasileiras no ambiente escolar: uma revisão sistemática |
description |
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de conhecimento e de prática constante e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que objetiva a promoção da prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. Acredita-se que a escola seja um ótimo local para a realização das estratégias de EAN. Neste estudo, objetivou-se avaliar as estratégias de EAN realizadas com crianças brasileiras no ambiente escolar. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura na qual foram selecionados artigos entre 2012 e 2016, nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SCIELO, Periódicos da CAPES e Biblioteca Virtual em Saúde. Observou-se que, apesar da importância do tema, existe um baixo número de publicações na área, mesmo sendo um período marcado pela publicação desse documento. Os estudos apresentavam de forma diversificada mais de uma estratégia de EAN, como por exemplo, dinâmicas, palestras, reuniões, histórias infantis, jogos didáticos, teatro de fantoches, vídeos, recorte e colagem, entre outras. Os resultados mostraram uma melhora no conhecimento sobre alimentação e nutrição e nas escolhas alimentares. Reconhece-se a necessidade de novos trabalhos que atuem neste âmbito e de maior participação dos profissionais envolvidos na promoção dos hábitos saudáveis de vida para a redução da obesidade e doenças a ela associadas. |
author2 |
OLIVEIRA, Juliana Souza |
format |
bachelorThesis |
author |
LIMA, Patrícia Arcanjo de |
author_sort |
LIMA, Patrícia Arcanjo de |
title |
Estratégias de educação alimentar e nutricional com crianças brasileiras no ambiente escolar: uma revisão sistemática |
title_short |
Estratégias de educação alimentar e nutricional com crianças brasileiras no ambiente escolar: uma revisão sistemática |
title_full |
Estratégias de educação alimentar e nutricional com crianças brasileiras no ambiente escolar: uma revisão sistemática |
title_fullStr |
Estratégias de educação alimentar e nutricional com crianças brasileiras no ambiente escolar: uma revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
Estratégias de educação alimentar e nutricional com crianças brasileiras no ambiente escolar: uma revisão sistemática |
title_sort |
estratégias de educação alimentar e nutricional com crianças brasileiras no ambiente escolar: uma revisão sistemática |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19380 |
_version_ |
1641987279863939072 |
score |
13.657419 |