Engajamento estudantil no uso de aplicativos educacionais inseridos em contextos multimodais
Esta pesquisa visa avaliar níveis de engajamento estudantil na execução de uma sequência de atividades de aprendizagem mediadas pelo uso de aplicativos educacionais inseridos numa prática de ensino multimodal. O experimento foi conduzido em uma escola estadual do Recife e teve como participantes...
Main Author: | LIMA, Felipe de Brito |
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Other Authors: | LAUTERT, Síntria Labres |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2017
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20234 |
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Summary: |
Esta pesquisa visa avaliar níveis de engajamento estudantil na execução de uma
sequência de atividades de aprendizagem mediadas pelo uso de aplicativos educacionais
inseridos numa prática de ensino multimodal. O experimento foi conduzido em uma
escola estadual do Recife e teve como participantes 1 professor de matemática e 92
estudantes de 4 turmas de 1º ano do Ensino Médio. Os estudantes foram
sistematicamente expostos a sequências de atividades envolvendo o uso de aplicativos
educacionais, implementadas a partir de duas concepções distintas: a primeira associada
a aulas tradicionais, expositivas e lineares, e a segunda tendo como fundamento (a) a
literatura acerca do engajamento estudantil e das práticas de ensino multimodais e (b) a
aplicação de um instrumento de aferição de familiaridade com ferramentas tecnológicas,
utilizado para traçar um perfil dos respondentes. A ação dos estudantes sobre os
aplicativos utilizados foi registrada em todas as aulas por meio de dispositivos de
captura de telas e o material resultante foi analisado de acordo com categorias de
comportamentos quantificáveis, desenvolvidas com base na metodologia da pesquisa
em ciências do comportamento. Os resultados indicam que os níveis de engajamento
variaram entre 84,78 e 82,61% na abordagem multimodal enquanto os índices obtidos
através da prática tradicional foram de 26,09 a 19,57%. O H de Kruskal-Wallis (sig. ≥
0,829) indica que as 4 turmas responderam de modo similar à cada tipo de sequência de
atividades e o Wilcoxon pareado indica diferenças significativas intragrupo em todos as
turmas (sig.≦0,014) quando contrastadas as performances associadas a cada
abordagem. Características do ensino multimodal, como suporte a autonomia e
interação via diferentes mídias, foram associadas à promoção do engajamento
estudantil, e a partir das sequências de atividades conduzidas para o experimento,
delineou-se um exemplo detalhado de implementação destas práticas que poderá ser
usado pra fins de formação docente. |
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