Programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID): limites e possibilidades a partir de uma vivência na educação física sustentada em uma concepção crítico-superadora

Esse trabalho tem como objetivo refletir sobre os princípios políticos-pedagógicos-epistemológicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e seus limites e possibilidades. Esse trabalho foi desenvolvido de acordo com uma agenda definida com o coletivo deste Programa, tend...

Full description

Main Author: SILVA, Weliton Fonseca
Other Authors: ALMEIDA, Marcelus Brito de
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2017
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20775
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-20775
recordtype dspace
spelling ir-123456789-207752019-10-26T00:46:24Z Programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID): limites e possibilidades a partir de uma vivência na educação física sustentada em uma concepção crítico-superadora SILVA, Weliton Fonseca ALMEIDA, Marcelus Brito de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4279248Y6 Educação Física Escolar Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Ciências da Saúde Esse trabalho tem como objetivo refletir sobre os princípios políticos-pedagógicos-epistemológicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e seus limites e possibilidades. Esse trabalho foi desenvolvido de acordo com uma agenda definida com o coletivo deste Programa, tendo como base a observação da realidade escolar e da apropriação teórica, para que houvesse uma relação construtiva entre as ações na pesquisa e o fazer na extensão pedagógica. O PIBID-EF contou com a participação efetiva dos acadêmicos/bolsistas do Curso de Educação Física da UFPE- Campus Vitoria de Santo Antão. A pesquisa-ação nos permitiu identificar tanto a estrutura como o trabalho docente da escola e da Educação Física e qualificar nossa ação docente. Foi possível compreender a realidade escolar na sua complexidade. Com isso pode-se concluir que o programa proposto possibilita uma melhor formação aos alunos por se inserir no meio escolar, compreendendo assim as necessidades da educação escolar. This paper aim store flection the political-pedagogical-epistemological principles of the Institutional Program Initiatives for Teaching - PIBID and its limits and possibilities. This work was developed according to a schedule defined with the collective of this Program, based on the observation of the school reality and theoretical appropriation, so that there was a constructive relationship between the actions in the research and the doing in the pedagogical extension. The PIBID-EF counted on the effective participation of the scholars / scholars of the Physical Education Course of UFPE-Campus Vitoria de Santo Antão. The action research allowed us to identify both the structure and the teaching work of the school and Physical Education and to qualify our teaching action. It was possible to understand the school reality in its complexity. With this, it can be concluded tha the proposed program low sbetter training for students to be inserted in the school environment, the sunder standing the needs of school education. 2017-08-21T20:36:23Z 2017-08-21T20:36:23Z 2017-08-21 2017-06-26 bachelorThesis SILVA, W. F. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20775 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 72p. application/pdf
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Educação Física Escolar
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
Ciências da Saúde
spellingShingle Educação Física Escolar
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
Ciências da Saúde
SILVA, Weliton Fonseca
Programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID): limites e possibilidades a partir de uma vivência na educação física sustentada em uma concepção crítico-superadora
description Esse trabalho tem como objetivo refletir sobre os princípios políticos-pedagógicos-epistemológicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e seus limites e possibilidades. Esse trabalho foi desenvolvido de acordo com uma agenda definida com o coletivo deste Programa, tendo como base a observação da realidade escolar e da apropriação teórica, para que houvesse uma relação construtiva entre as ações na pesquisa e o fazer na extensão pedagógica. O PIBID-EF contou com a participação efetiva dos acadêmicos/bolsistas do Curso de Educação Física da UFPE- Campus Vitoria de Santo Antão. A pesquisa-ação nos permitiu identificar tanto a estrutura como o trabalho docente da escola e da Educação Física e qualificar nossa ação docente. Foi possível compreender a realidade escolar na sua complexidade. Com isso pode-se concluir que o programa proposto possibilita uma melhor formação aos alunos por se inserir no meio escolar, compreendendo assim as necessidades da educação escolar.
author2 ALMEIDA, Marcelus Brito de
format bachelorThesis
author SILVA, Weliton Fonseca
author_sort SILVA, Weliton Fonseca
title Programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID): limites e possibilidades a partir de uma vivência na educação física sustentada em uma concepção crítico-superadora
title_short Programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID): limites e possibilidades a partir de uma vivência na educação física sustentada em uma concepção crítico-superadora
title_full Programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID): limites e possibilidades a partir de uma vivência na educação física sustentada em uma concepção crítico-superadora
title_fullStr Programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID): limites e possibilidades a partir de uma vivência na educação física sustentada em uma concepção crítico-superadora
title_full_unstemmed Programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID): limites e possibilidades a partir de uma vivência na educação física sustentada em uma concepção crítico-superadora
title_sort programa institucional de bolsas de iniciação à docência (pibid): limites e possibilidades a partir de uma vivência na educação física sustentada em uma concepção crítico-superadora
publishDate 2017
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20775
_version_ 1648655164610969600
score 13.657419